Tomo a liberdade de postar, a seguir, uma das cinco vídeo aulas que formam a “Maratona Saramago”, projeto da Academia Mineira de Letras em parceria com o Centro de Estudos Luso Afro Brasileiros da Puc Minas e com o ótimo grupo de pesquisa da excelente professora Vera Lopes.
Tomara que gostem!
E viva Saramago, no centenário de seu nascimento!


O professor José Leite Jr, apresenta “Reinvenção literária em Viagem a Portugal”. Na palestra, ele aborda o livro Viagem a Portugal, publicado por José Saramago em 1981. Nele, o narrador, que se denomina “Viajante”, vai de carro do norte ao sul de seu país. Reinventando a literatura de viagens, Saramago recusa o sentido turístico de seu percurso. Nessa viagem, em grande parte inspirada em Viagens na minha terra, de Almeida Garrett, Saramago propõe um paralelo entre a viagem e o discurso literário, sempre fiel a seu posicionamento crítico sobre a experiência histórica da cultura portuguesa.

The following two tabs change content below.
Avatar photo

Rogério Faria Tavares

Rogério Faria Tavares nasceu em Minas Gerais, Brasil, em 1971. É jornalista, mestre em Direito Internacional e Doutor em Literatura. Tem o Diploma de Estudos Avançados em Direito Internacional e Relações Internacionais pela Universidade Autônoma de Madri. Está no segundo mandato como presidente da Academia Mineira de Letras. É membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, do Instituto dos Advogados Brasileiros e do Pen Clube do Brasil.
Partilhar