O pesquisador Doutor Daniel Vecchio fala sobre “A memória dos trabalhadores agrícolas em Levantado do Chão”. Similar à vida de seus avós, em Levantado do chão, Saramago narra a sobrevivência diária de indivíduos que lutam contra um sistema que os mantém afastados física e mentalmente dos mecanismos de poder. Na história de um Portugal rural reconfigurado na sobrevivência de uma família alentejana desde 1905 até 1974, este livro apresenta uma imagem profunda de ignorância, pobreza, submissão e exploração do trabalho físico.
The following two tabs change content below.
Rogério Faria Tavares
Rogério Faria Tavares nasceu em Minas Gerais, Brasil, em 1971. É jornalista, mestre em Direito Internacional e Doutor em Literatura. Tem o Diploma de Estudos Avançados em Direito Internacional e Relações Internacionais pela Universidade Autônoma de Madri. Está no segundo mandato como presidente da Academia Mineira de Letras. É membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, do Instituto dos Advogados Brasileiros e do Pen Clube do Brasil.
últimos artigos de Rogério Faria Tavares (ver todos)
- Maratona Saramago: “A memória dos trabalhadores agrícolas em Levantado do Chão”, com Daniel Vecchio - 6 de Dezembro, 2022
- Maratona Saramago: “José Saramago, o amor e o tempo”, com a Prof. Doutora Vera Lopes - 29 de Novembro, 2022
- Maratona Saramago: “Reinvenção literária em Viagem a Portugal”, com o professor José Leite Jr. - 23 de Novembro, 2022
- Maratona Saramago: “História do cerco de Lisboa”, com o professor Mateus Roque da Silva - 16 de Novembro, 2022