Lugares da Escrita – RTP-Açores
Ilha Graciosa, por Victor Rui Dores
A RTP-Açores tem uma longa tradição de produzir programas culturais. Desta vez, a série “Lugares de Escrita”, da responsabilidade da jornalista Marta Silva, presenteia-nos com uma série de nove programas sobre as nove ilhas dos Açores em que cada programa é preenchido com um escritor falando do seu relacionamento com a sua ilha.
Victor Rui Dores nasceu e cresceu na Graciosa e é um apaixonado pela Terceira, onde fez estudos secundários, mas é sobretudo conhecido como faialense adotivo pois reside na Horta onde leciona na Escola Secundária Manuel de Arriaga. Autor de vários livros de crónicas, contos e de um romance, tem presença assídua com crónicas e crítica literária na imprensa insular e na diáspora açor-americana. Encenador, tem sido o grande impulsionador do teatro no Faial. Além disso tem produzido uma gama variada de programas televisivos, além de ter colaborado com Zeca Medeiros em alguns dos seus filmes. Na sua plurifacetada produção ainda tem cabido a escrita de letras da marcha da Semana do Mar.
Cada Verão. Victor Rui Dores regressa infalivelmente à sua ilha Natal, a Graciosa.
Neste programa, o autor/ator/showman revela uma parte considerável da sua versátil e plurifacetada personalidade, mas é sobretudo a maturidade do seu relacionamento com a ilha que ressalta neste impressionante testemunho.
Onésimo Almeida
- Poemas de Fogo e Mar (poesia), Angra do Heroísmo, edição de autor, 1978.
- Grimaneza (contos), Ponta Delgada, Signo, 1987.
- Entre o Cais e a Lancha (poesia), Horta, edição de autor, 1990.
- À Flor da Pele (poesia), Horta, edição de autor, 1991.
- Sobre Alguns Nomes Próprios Recolhidos na Ilha Graciosa (ensaio),
- Separata do Boletim do Museu de Etnografia da Graciosa, 1991.
- Histórias com Peripécias, Horta, edição do Correio da Horta, 1999.
- Bons Tempos (crónicas), Horta, edição do Correio da Horta, 2000.
- Açores, as Ilhas Ocidentais – Azores, the Western Islands (álbum fotográfico), de parceria com o fotógrafo alemão Karl Heinz Raach, BLU edições, Angra do Heroísmo 2000.
- A Valsa do Silêncio (romance), Horta, edição de autor, Nova Gráfica, 2005.
- A Graciosa Ilha (álbum fotográfico, de parceria com o fotógrafo José Nascimento F. Ávila), edição da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, Nova Gráfica, 2009.
Tem prontos para publicação Mulher nua em contraluz (novela) e Ilhas do Triângulo- coração dos Açores (ambos da editora VerAçor).
Está antologiado nas seguintes publicações:
- Cadernos Colectivos de Poesia – Antologia organizada por Emanuel Jorge Botelho – Raiz, Suplemento Cultural do “Correio dos Açores”, Ponta Delgada, 1 de Fevereiro de 1979.
- O lavrador de ilhas, de Santos Barros, Angra, D.R.A.C., colecção Gaivota 1981.
- Toda e qualquer escrita, de João de Melo, Lisboa, Vega, 1982.
- A questão da literatura açoriana, de Onésimo Teotónio Almeida, Angra, D.R.A.C., colecção Gaivota, 1983.
- Antologia Poética dos Açores, 2º Volume, de Ruy Galvão de Carvalho, Angra, DRAC, colecção Gaivota, 1984.
- Os Nove Rumores do Mar, de Eduardo Bettencourt Pinto (antologia de poesia açoriana contemporânea), edição Instituto Camões, 1999.
- On a Leaf of Blue: Bilingual Anthology of Azorean Contemporary Poetry, tradução e organização de Diniz Borges (Institute of Governmental Studies Press/University of California, Berkeley, 2003).
- Nem Sempre a Saudade Chora – Antologia de Poesia Açoriana sobre Emigração, Selecção, Introdução e Notas de Diniz Borges (edição da Direcção Regional das Comunidades, 2004).
- “XX3X20” 20 pinturas/20 melodias/20 poemas (Direcção Regional da Cultura, Açores, 2005).
- Voices from the Islands, an Anthology of Azorean Poetry, John M. Kinsella (selection and translation), Gávea-Brown Publications, Providence, Rhode Island, 2007.
Victor Rui Dores é frequentemente solicitado a apresentar espectáculos musicais, com o objectivo de também os comentar.
E veja também:
The following two tabs change content below.
Onésimo Teotónio Almeida
Onésimo Teotónio Pereira de Almeida - Natural de S. Miguel, Açores, é doutorado em Filosofia pela Brown University em Providemce, Rhode Island (EUA).
Nessa mesma universidade é Professor Catedrático no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros, bem como no Center for the Study of the Early Modern World e no Wayland Collegium for Liberal Learning.
Autor de dezenas de livros. Alguns dos mais recentes: Despenteando Parágrafos, A Obsessão da Portugalidade, e O Século dos Prodígios. A ciência no Portugal da Expansão, na área do ensaio. Em escrita criativa: Livro-me do Desassossego, Aventuras de um Nabogador e Quando os Bobos Uivam.
Co-dirige as revistas Gávea-Brown, Pessoa Plural e e-Journal of Portuguese History bem como a uma série de livros sobre temática lusófona na Sussex Academic Press, no Reino Unido.
É membro da Academia da Marinha, da Academia das Ciências e doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro.
últimos artigos de Onésimo Teotónio Almeida (ver todos)
- … ainda a morte de Eugénio Lisboa - 10 de Abril, 2024
- Eugénio Lisboa – mais um amigo que se vai - 9 de Abril, 2024
- Correntes d’Escritas - 6 de Março, 2024
- Katherine Vaz, “Above da Salt” – Sessão de lançamento em Providence - 7 de Fevereiro, 2024