Restaurante algarvio na costa leste da China

“A comida portuguesa é muito boa. Sobretudo o arroz de marisco. Todos os chineses gostam”, diz Li Min, empresária radicada há quase duas décadas em Portugal e sócia do único restaurante português de Hangzhou, aberto em novembro passado.

Quando se estabeleceu em Portugal, em 1994, Li Min começou por abrir um restaurante chinês, no centro do país, mas depois mudou-se para a zona de Tavira, no sul, onde hoje tem dois restaurantes.

O ‘chef’ que contratou para Hangzhou, Bruno Ferro, também é algarvio, e há outro empregado português, Joaquim Nunes, que “ajuda na sala”.

“O nosso menu, aqui, é o mesmo de Portugal. Alterei um pouco as guarnições, porque os chineses gostam mais de arroz do que de batata, mas, de resto, é tudo igual”, diz Bruno Ferro.

Entre os pratos que saem melhor, o ‘chef’ destaca o “bife à portuguesa”, o frango grelhado, o arroz de marisco e as cataplanas.

A cataplana de lagosta, “o prato mais caro”, que custa cerca de 280 yuan (35 euros), “também sai bem”, refere.

Hangzhou é a capital da província de Zhejiang, uma das mais prósperas da China, com cerca de 53 milhões de habitantes.

O “Tavira”, com capacidade para acolher quase uma centena de clientes, fica nos arredores da cidade.

Vinho, azeite e café, por exemplo, vieram de Portugal e, ao contrário dos restaurantes chineses, as mesas são quadradas.

“Temperamos tudo como em Portugal. A nossa comida é diferente e devemos manter essa diferença”, defende Bruno Ferro.

O serviço, no entanto, teve de adaptar-se aos hábitos locais: “Nós comemos primeiro a sopa, depois o peixe e a seguir a carne, mas os chineses querem que os pratos saiam todos ao mesmo tempo”.

Bruno Ferro, nascido em Faro em 1965, é cozinheiro profissional há 15 anos.

Antes de aterrar em Hangzhou nunca tinha saído de Portugal: “Foi uma aventura” e “um choque muito grande”.

Mas cerca de dois meses depois, quando lhe perguntam o que mais o surpreendeu, Bruno Ferro responde assim: “Foram os próprios chineses”.

“Esperava que fossem mais fechados. Afinal, são prestáveis e até me fazem lembrar aquelas pessoas muito amáveis que encontramos na serra algarvia”, acrescenta.

Em março, Bruno Ferro e Li Min regressarão ao Algarve para preparar a reabertura dos seus restaurantes durante a próxima época balnear, mas o “Tavira” chinês continuará a funcionar.

Segundo o ‘chef’ português, os seus patrões estão mesmo a pensar abrir mais um restaurante em Hangzhou, desta vez no centro da cidade.

AC // VM.

Lusa/Fim

Foto: Fãs de futebol antes do jogo amigável Portugal-China em Coimbra, Portugal, 3 de março de 2010. PAULO CUNHA/LUSA

 

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top