7 March 2021
IILP: Os quatro colóquios técnicos internacionais I. Conferência: o Português nas Organizações Internacionais, o Português na Internet, a Diversidade Linguística nos países da CPLP e o Português nas Diásporas.

Os quatro colóquios técnicos internacionais (IILP)

A actual direcção executiva do IILP, no biênio 2010-2012, recebeu atribuições do Plano de Acção de Brasília para a Promoção, a Difusão e a Projecção da Língua Portuguesa, formulado durante a I. Conferência Internacional sobre o Futuro do Português no Sistema Mundial, ocorrida em Brasília em março e aprovado na Cimeira de Luanda dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP em julho de 2010.

Estas atribuições foram traduzidas em um plano de actividades apresentado ao Comité de Concertação Permanente da CPLP em 18 de outubro do corrente em Lisboa e ao Conselho Científico do Instituto na Reunião Extraordinária de Brasília, ocorrida de 6 a 8 de dezembro de 2010.

O IILP foi convidado a integrar a Comissão Organizadora da II. Conferência sobre o Futuro do Português, que ocorrerá em Lisboa em 2012.

Visando contribuir para o avanço técnico da discussão e para a proposição de linhas concretas de actuação para os países da CPLP e suas instituições, no espírito instruído pelas I. e II Conferências sobre o Futuro do Português, a Direcção Executiva incluiu no Plano de Actividades a realização de quatro colóquios técnicos internacionais, cada um deles em um país da CPLP e cada um discutindo, sistematizando e encaminhando um dos quatro grandes temas estabelecidos na I. Conferência: o Português nas Organizações Internacionais, o Português na Internet, a Diversidade Linguística nos países da CPLP e o Português nas Diásporas.


 

 

 

 

O Colóquio de Luanda: resumo de comunicações

 

Carta de Luanda

Também poderá gostar

Sem comentários