VIII Jogos Desportivos da CPLP

A Cerimónia de Abertura dos VIII Jogos Desportivos da CPLP dará início a uma grande festa de confraternização que desde 1992 une jovens dos países que partilham o português como língua comum.

Com início às 16:30 do dia 7 de Julho de 2012, e uma duração esperada de uma hora e quarenta e cinco minutos, a cerimónia iniciar-se-á com um desfile das delegações, encabeçado por cerca de quatro centenas de jovens das escolas do concelho, que executarão um grande abraço lusófono de boas vindas.

Estes jovens irão, durante a cerimónia, unir as mãos num grande abraço aos participantes dos Jogos, enaltecendo todos os que fazem do português e dos seus valores culturais, um grande espaço mundial de relação interpessoal.

Após o tocar dos hinos e o hasteamento das respectivas bandeiras os atletas e os juízes procederão ao juramento de respeito pela ética e pelos valores desportivos.

Os Jogos serão declarados abertos oficialmente depois dos discursos oficiais, seguindo-se um espectáculo que, para além de apresentações de diversas formas de Ginástica, tem ainda a participação de uma banda (Escola de Musica Juventude de Mafra) e de um Grupo folclórico “Os saloios” da Póvoa da Galega.

 

Acompanhe os VIII Jogos Desportivos da CPLP

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top