O presidente do grupo de comunicação espanhol Prisa, que detém o diário El País, afirmou hoje em Paris que o jornal espanhol, uma das referências da imprensa internacional, quer lançar uma edição em português.

Na mesma intervenção, citada pela agência francesa AFP, o responsável da Prisa indicou, diante de um plateia composta por executivos do setor da comunicação social, que o mercado hispânico e lusófono integra cerca de 700 milhões de pessoas, acrescentando que o diário espanhol já vende 40 mil exemplares na América Latina.

No mesmo encontro, a diretora do diário francês Le Monde, Natalie Nougayrède, recordou que o jornal norte-americano The New York Times também quer apostar “numa edição em português”.

“Ninguém tem uma solução mágica. Devemos ser modestos e adaptarmo-nos”, disse a responsável.

O The New York Times anunciou em outubro passado em São Paulo que ia lançar uma edição online em português, direcionada ao público brasileiro, no segundo semestre de 2013.

“A missão desta edição online será oferecer aos leitores brasileiros uma cobertura jornalística de qualidade pelo Times de informações que são importantes para eles”, explicou o diretor do título, Arthur Sulzberger Jr, sublinhando que esta edição será semelhante ao projeto lançado em 2012 na China.

Ainda no encontro em Paris, a diretora do Le Monde avançou que o diário francês está a estudar o lançamento de conteúdos em inglês.

SCA // APN – Lusa/Fim

Foto: sede do jornal espanhol El Pais em Barcelona, 12 de dezembro de 2002. EPA PHOTO EFE / TONI ALBIR

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar