25 February 2021
A escola secundária de Mineola, Long Island, passa em setembro a ser a primeira no ensino oficial em todo o Estado de Nova Iorque a oferecer aos seus alunos português como língua estrangeira de opção.

Inédito em Nova Iorque

O anúncio foi feito na quarta-feira numa conferência de imprensa em Mineola com o senador estadual lusodescendente, Jack Martins, o vereador e vice-mayor da cidade, Paulo Pereira, o diretor da escola, Ed Escobar, e a professora Elsa Coelho.

Os cerca de 1.000 alunos desta escola, 20 por cento dos quais de origem portuguesa ou brasileira, passam a partir de setembro a poder optar entre o espanhol, francês, italiano, latim e português como línguas estrangeiras.

Paulo Pereira, que é também professor de História nesta escola, referiu que este anúncio foi a “concretização de um sonho com mais de 20 anos”, pois já quando ele foi aluno na vila se interrogava a razão para a não existência de português numa escola onde “um em cada 6 alunos que se graduam são de origem lusófona”.

A decisão agora anunciada, disse, só foi possível graças “à intervenção do senador estadual de Nova Iorque, Jack Martins”, um lusodescendente que já foi presidente da câmara de Mineola.

Jack Martins explicou à Lusa que o primeiro passo foi conseguir obter do Departamento de Educação Estadual uma licença de exceção para que o Português figurasse no currículo de uma escola pública, uma vez que neste momento o Português não faz parte da lista de línguas estrangeiras oferecidas no Estado.

FONTE: DN

Também poderá gostar

Sem comentários