A cerimónia de inauguração conta com a participação de Jerónimo Pizarro, especialista na obra de Fernando Pessoa e comissário da presença portuguesa na FILBo.

O programa de hoje inclui ainda uma conversa entre o escritor português Miguel Real e o historiador colombiano Jorge Orlando Nelo, sobre “O legado de José Saramago”, e um encontro de escritores com a participação de Fernando Pinto do Amaral e Mia Couto.

Previsto está igualmente o lançamento do livro do escritor angolano José Eduardo Agualusa “Catálogo de Luces” (Tragaluz Editores), que é apresentado por Marianne Ponsford, diretora da revista cultural colombiana Arcadia.

“Desde mi idioma se ve el mar”, uma frase de Vergílio Ferreira, é o mote da presença portuguesa na FILBo, que representa um investimento global de 1, 875 milhões de euros.

PAL // MAG – Lusa/Fim

Foto: O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva (D) posa para a fotografia com o professor Jerónimo Pizarro (E) após lhe ter concedido uma condecoração durante uma receção oferecida pelo Presidente na Residência do Embaixador, na tarde de 16 de abril em Bogotá, Colômbia, onde o Chefe de Estado português se encontra em visita de Estado até 17 de abril, 17 abril 2013. JOSE SENA GOULAO / LUSA