Um grupo de 60 professores do Ensino Básico Integrado (EBI) de todos os concelhos de Cabo Verde participa, pela primeira vez, numa ação de formação em Língua Portuguesa e Matemática, que decorre de 12 de julho a 8 de agosto de 2012, no Brasil, segundo a agência Panapress.

De acordo com uma fonte do Ministério da Educação e Desporto do arquipélago, a deslocação de mais este grupo de docentes cabo-verdianos ao Brasil acontece no quadro de uma cooperação existente entre os governos dos dois países, no domínio de formação de professores.

A ação de formação que ora se inicia tem como objetivos capacitar os docentes para que  possam, em salas de aulas, “engajar-se em atividades que retratam temáticas em contextos de atuação social”.

A cooperação no domínio de formação de professores entre o Brasil e Cabo Verde tinha, até agora, abrangido apenas os docentes do Ensino Secundário (ES) para receberem formação em Língua Portuguesa.

No âmbito dessa mesma cooperação, mais 50 professores do EB vão deslocar-se também ao Brasil, a 19 do corrente mês, numa  ação que vai decorrer até 17 de agosto, na cidade brasileira de Fortaleza.

A cooperação para capacitação de professores cabo-verdianos no Brasil foi iniciada em 2008, com formação dirigida aos professores de Matemática e, em 2009, aos de Língua Portuguesa.

Até ao momento, cerca de 300 docentes cabo-verdianos do ES já foram capacitados em estabelecimentos de ensino brasileiros.

FONTE: Portugal Digital

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar