2 March 2021
A capital moçambicana acolhe a partir desta sexta-feira e durante três dias o Fórum Parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), sob o lema "Reforço da Democracia Parlamentar".

Começa em Maputo o Fórum Parlamentar da SADC

A capital moçambicana acolhe a partir desta sexta-feira e durante três dias o Fórum Parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), sob o lema “Reforço da Democracia Parlamentar”.

Para participar neste evento, já se encontram em Maputo os delegados de todos os países membros do Comité Executivo do Fórum Parlamentar da SADC, com excepção dos das ilhas Sheychelles, que não se fará presente no evento.

A sessão de abertura do evento é dirigida pelo presidente da República, Armando Guebuza, e irá contar com diversas intervenções, incluindo a do actual presidente do fórum, o presidente do parlamento zimbabweano, Lovemore Moyo.

Dentre vários pontos de agenda, o fórum vai debater o acesso do cidadão à informação sobre a actividade parlamentar.

Outros temas dos debates incluem o acesso às fontes de informação por parte da imprensa; a governação com incidência nas vertentes da transparência e integridade; o princípio da representatividade nos sistemas eleitorais, o trabalho das comissões especializadas e o apoio a actividade parlamentar e serviços de assessoria.

No domingo, os delegados irão visitar a localidade histórica de Chilembene, no distrito de Chókwè, província de Gaza, local onde nasceu o primeiro presidente de Moçambique independente, Samora Machel, e o distrito vizinho de Bilene, também na província de Gaza.

 

FONTE: Portugal Digital

Também poderá gostar

Sem comentários