Todos os anos levo os alunos do meu seminário “On the Dawn of Modernity” a visitar a biblioteca John Carter Brown, situada na praça central da universidade, o Brown Green. No ano passado, por causa do Covid, não pudemos ir. Este ano tivemos de ir de máscara e em grupos pequenos.
Como já disse aqui em tempos, a biblioteca tem a melhor coleção americana de livros sobre o Novo Mundo. O colecionador, que deu o nome à biblioteca, comprava todos os livros que tivessem qualquer referência às Américas. Daí ter adquirido uma prodigiosa coleção portuguesa.
O especialista na coleção ibero-americana, José Montelongo, preparou uma amostra específica de livros que lhe pedi e de que os alunos tinham lido partes em tradução.
Em separado enviarei fotos de alguns dos livros porque se não este email ficaria demasiado carregado e não sairia do meu computador.
Alguns dos livros que os alunos viram.
A primeira foto, toda a gente conhece. É uma das ilustrações do Itinerário do holandês Linschoten que na década de 1590 passou na Terceira dois anos a colher informações para enviar para a Holanda.
Os outros livros são também conhecidos de todos. A última foto é de uma tradução inglesa da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto (1653).
The following two tabs change content below.
Onésimo Teotónio Almeida
Onésimo Teotónio Pereira de Almeida - Natural de S. Miguel, Açores, é doutorado em Filosofia pela Brown University em Providemce, Rhode Island (EUA).
Nessa mesma universidade é Professor Catedrático no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros, bem como no Center for the Study of the Early Modern World e no Wayland Collegium for Liberal Learning.
Autor de dezenas de livros. Alguns dos mais recentes: Despenteando Parágrafos, A Obsessão da Portugalidade, e O Século dos Prodígios. A ciência no Portugal da Expansão, na área do ensaio. Em escrita criativa: Livro-me do Desassossego, Aventuras de um Nabogador e Quando os Bobos Uivam.
Co-dirige as revistas Gávea-Brown, Pessoa Plural e e-Journal of Portuguese History bem como a uma série de livros sobre temática lusófona na Sussex Academic Press, no Reino Unido.
É membro da Academia da Marinha, da Academia das Ciências e doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro.
últimos artigos de Onésimo Teotónio Almeida (ver todos)
- … ainda a morte de Eugénio Lisboa - 10 de Abril, 2024
- Eugénio Lisboa – mais um amigo que se vai - 9 de Abril, 2024
- Correntes d’Escritas - 6 de Março, 2024
- Katherine Vaz, “Above da Salt” – Sessão de lançamento em Providence - 7 de Fevereiro, 2024