Biblioteca John Carter Brown

Todos os anos levo os alunos do meu seminário “On the Dawn of Modernity” a visitar a biblioteca John Carter Brown, situada na praça central da universidade, o Brown Green. No ano passado, por causa do Covid, não pudemos ir. Este ano tivemos de ir de máscara e em grupos pequenos.
Como já disse aqui em tempos, a biblioteca tem a melhor coleção americana de livros sobre o Novo Mundo. O colecionador, que deu o nome à biblioteca, comprava todos os livros que tivessem qualquer referência às Américas. Daí ter adquirido uma prodigiosa coleção portuguesa.
O especialista na coleção ibero-americana, José Montelongo, preparou uma amostra específica de livros que lhe pedi e de que os alunos tinham lido partes em tradução.
Em separado enviarei fotos de alguns dos livros porque se não este email ficaria demasiado carregado e não sairia do meu computador.
Alguns dos livros que os alunos viram.

A primeira foto, toda a gente conhece. É uma das ilustrações do Itinerário do holandês Linschoten que na década de 1590 passou na Terceira dois anos a colher informações para enviar para a Holanda.

Os outros livros são também conhecidos de todos. A última foto é de uma tradução inglesa da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto (1653).
Subscreva as nossas informações
The following two tabs change content below.
Avatar photo

Onésimo Teotónio Almeida

Onésimo Teotónio Pereira de Almeida - Natural de S. Miguel, Açores, é doutorado em Filosofia pela Brown University em Providemce, Rhode Island (EUA). Nessa mesma universidade é Professor Catedrático no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros, bem como no Center for the Study of the Early Modern World e no Wayland Collegium for Liberal Learning. Autor de dezenas de livros. Alguns dos mais recentes: Despenteando Parágrafos, A Obsessão da Portugalidade, e O Século dos Prodígios. A ciência no Portugal da Expansão, na área do ensaio. Em escrita criativa: Livro-me do Desassossego, Aventuras de um Nabogador e Quando os Bobos Uivam. Co-dirige as revistas Gávea-Brown, Pessoa Plural e e-Journal of Portuguese History bem como a uma série de livros sobre temática lusófona na Sussex Academic Press, no Reino Unido. É membro da Academia da Marinha, da Academia das Ciências e doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro.
Avatar photo

últimos artigos de Onésimo Teotónio Almeida (ver todos)

Scroll to Top