A Agência Lusa e a sua homóloga indonésia Antara assinaram hoje um acordo para a troca de conteúdos, o intercâmbio de jornalistas e o reforço da cooperação entre as duas agências de notícias.

“Este acordo com a Antara significa que num primeiro momento vamos começar já a trocar conteúdos. Vamos ter mais notícias daquela região via Antara e a Antara vai ter mais notícias de Portugal e do mundo de língua portuguesa via Lusa”, disse o presidente da Agência de Notícias de Portugal, Afonso Camões.

O presidente da Agência Lusa falava após a assinatura do memorando de entendimento com o seu homólogo indonésio na Antara, Saiful Hadi, à margem do Fórum Empresarial Portugal – Indonésia, que decorreu hoje em Lisboa a propósito da visita do Presidente indonésio a Portugal.

Afonso Camões frisou que “a ideia é a Indonésia conhecer melhor Portugal e Portugal conhecer melhor a Indonésia”.

“Queremos que haja intercâmbio de conteúdos e para haver conteúdos temos de os produzir. Para tal, queremos que haja jornalistas portugueses a produzir informação sobre a Indonésia, reportagem no terreno, e queremos que haja indonésios a produzir informação em Portugal”, explicou.

No mesmo sentido, o presidente da Antara lembrou que já existe uma cooperação com anos entre as duas agências, mas que o objetivo é agora intensificá-la e haver um avanço.

“É muito importante, porque para nós a Lusa é o meio para entrar nos países de língua portuguesa, como Angola ou Moçambique”, exemplificou.

Hadi reiterou a proposta de intercâmbio de jornalistas da Lusa e da Antara.

JMG// ATR – Lusa/fim


Fotos: O presidente do Conselho de Administração da Agência Lusa, Afonso Camões (D), acompanhado pelo o seu homólogo da Agência Indonésia ANTARA, Saiful Hadi (E), durante a assinatura de um protocolo entre as agências no Fórum empresarial Portugal-Indonésia, em Lisboa, 19 de setembro de 2014. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar