Abertas candidaturas ao prémio Imprensa Nacional/Eugénio Lisboa para novas obras de Moçambique

Maputo, 05 jul 2022 (Lusa) – O Camões – Centro Cultural Português em Maputo abriu as candidaturas para o Prémio Imprensa Nacional/Eugénio Lisboa para novas obras literárias de autores moçambicanos, anunciou a entidade em comunicado.

As candidaturas a 6.ª edição do prémio arrancaram na sexta-feira e deverão decorrer até 31 de agosto, sendo a inscrição é feita “exclusivamente online, através do site da Imprensa Nacional”, refere-se no documento.

O júri é presidido pelo escritor Mbate Pedro e pela diretora da Fundação Fernando Leite Couto, Sara Laisse, além de Paula Mendes, editora-chefe da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM, Portugal).

De um total de 23 obras candidatadas, na edição de 2021 não foi premiado nenhum concorrente, na medida em que o júri entendeu que nenhuma apresentava padrões literários exigidos, segundo informações avançadas à Lusa, na altura, por uma fonte da organização,

O concurso premeia trabalhos inéditos no domínio da prosa literária, produzidos por cidadãos moçambicanos ou a residir em Moçambique há mais de cinco anos.

Além de uma componente pecuniária, no valor de 5.000 euros, o prémio contempla igualmente a publicação da obra distinguida em cada edição.

Nas edições anteriores foram distinguidas as obras “Mundo Grave”, de Pedro Pereira Lopes, “Saga d’Ouro”, de Aurélio Furdela, “A Ilha dos Mulatos”, de Sérgio Simão Raimundo, e “Marizza”, de Mélio João Tinga.

O Prémio já atribuiu também menções honrosas aos trabalhos “Bebi do Zambeze”, de António Manna, “Sonhos Manchados, Sonhos Vividos”, de Agnaldo Bata, “O homem que vivia fugindo de si”, de Japone Agostinho, “O amor que há em ti”, de Néusia Pelembe, e “Eva”, de Léo Cote.

O prémio foi criado em 2017 pela INCM, no âmbito da sua missão de promoção e preservação da língua portuguesa, considerando a relevância de Eugénio Lisboa, enquanto cidadão e homem de cultura nascido em Moçambique, mas também como seu autor”, segundo o comunicado.

EYAC(LFO) // PJA – Lusa/Fim

Saiba:

Prémio literário Imprensa Nacional/Eugénio Lisboa sem premiados

 

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top