9 March 2021
A direção da Deutsche Welle (DW) decidiu terminar as emissões em Português para África e a respetiva presença online. As mudanças terão efeito no dia 1 de janeiro de 2015.

A DW fecha Português para África

A direção da Deutsche Welle (DW) decidiu terminar as emissões em português para África e a respetiva presença ‘online’ a 01 de janeiro de 2015, no quadro de uma reestruturação que vai afetar também os serviços em bengali.

A decisão está contida num comunicado divulgado na segunda-feira pela direção da estação emissora alemã, que adiantou também que as emissões em francês serão reduzidas, para que se possa apostar em ofertas em inglês e em línguas regionais que “têm sucesso”.

A DW pretende expandir o canal televisivo em inglês com as poupanças, explica-se no comunicado, que indica ainda que os membros da redação portuguesa deverão ser transferidos para outras editorias.

“Os planos preveem que a DW esteja presente no futuro com uma oferta mundial forte em inglês. Em termos regionais o foco será a Ásia – com o Afeganistão, a China e o Irão como mercados prioritários -, África, o mundo árabe, a Rússia, a América Latina, a Turquia e os países europeus em crise”, refere a direção da estação alemã.

“A competência regional da redação Português para África deverá ser mantida com a transferência de jornalistas, que devem reforçar o serviço em inglês para África. A competência pela língua portuguesa deverá ser integrada na redação europeia e, eventualmente, também na redação Português para o Brasil”, termina o comunicado.

No comunicado, a direção da DW não esclarece as razões da decisão, nem adianta quantos jornalistas serão afetados.

JSD // HB – Lusa/Fim

Também poderá gostar

Sem comentários