Katherine Vaz, “Above da Salt” – Sessão de lançamento em Providence

A escritora luso-americana Katherine Vaz esteve este fim-de-semana em Providence para uma sessão de lançamento do seu mais recente romance, Above the Salt.
O romance tem como pano de fundo o caso real, ocorrido no século XIX na Madeira, dos (diz-se que) dois mil madeirenses convertidos ao protestantismo que tiveram de se exilar em Illinois nos EUA para fugirem a perseguições na sua ilha. Esses exilados convertidos ao presbiterianismo tiveram muitas dificuldades em ser aceites pelos protestantes que os tomavam como portugueses e, portanto, católicos. Tendo emigrado da Madeira já em idade adulta, comportavam-se como portugueses; os seus hábitos culturais eram obviamente católicos. Tiveram uma vida muito difícil num ambiente hostil, sem ninguém que falasse a língua deles.

Para quem não conhece a história e quiser saber um pouco, ela vem resumida neste artigo do Público há 24 anos: clique aqui



Sobre o romance, aqui ficam alguns dados: clique para aceder


A sessão teve lugar no University Club (não é o mesmo que o Faculty Club da Brown, embora ambos fiquem muito próximos um do outro, na zona histórica de Providence situada na colina oeste do College Hill. A organização foi iniciativa do Daniel DaPonte, antigo semador estadual aqui em Rhode Island.
A tradução portuguesa dAbove the Salt sairá em junho. Em março, haverá nova edição do seu Mariana (sobre Mariana Alcoforado).
As fotos captam alguns momentos do belo evento.
Fotos de Onésimo Teotónio Almeida
Foto de Onésimo Teotónio Almeida
Subscreva as nossas informações
The following two tabs change content below.
Avatar photo

Onésimo Teotónio Almeida

Onésimo Teotónio Pereira de Almeida - Natural de S. Miguel, Açores, é doutorado em Filosofia pela Brown University em Providemce, Rhode Island (EUA). Nessa mesma universidade é Professor Catedrático no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros, bem como no Center for the Study of the Early Modern World e no Wayland Collegium for Liberal Learning. Autor de dezenas de livros. Alguns dos mais recentes: Despenteando Parágrafos, A Obsessão da Portugalidade, e O Século dos Prodígios. A ciência no Portugal da Expansão, na área do ensaio. Em escrita criativa: Livro-me do Desassossego, Aventuras de um Nabogador e Quando os Bobos Uivam. Co-dirige as revistas Gávea-Brown, Pessoa Plural e e-Journal of Portuguese History bem como a uma série de livros sobre temática lusófona na Sussex Academic Press, no Reino Unido. É membro da Academia da Marinha, da Academia das Ciências e doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro.
Avatar photo

últimos artigos de Onésimo Teotónio Almeida (ver todos)

Scroll to Top