Num comunicado, Catarina Coelho, da assessoria de imprensa do FESTin, indicou que as inscrições para a próxima edição já estão abertas, prolongando-se até 30 de novembro próximo, podem os esclarecimentos ser obtidos através do sítio da organização na Internet – www.festin-festival.com.

Para o festival, que decorrerá de 02 a 09 de abril no Cinema São Jorge, em Lisboa, podem inscrever-se cineastas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, cujos filmes devem ser em Português.

As películas, lê-se no documento, devem ter sido finalizadas entre janeiro de 2012 e novembro de 2013 e ter a duração mínima de 70 minutos, no caso dos longas-metragens, e a máxima de 25 minutos, no caso dos “curtas”.

Além das duas secções de competição (longas e curtas-metragens), o festival vai novamente apresentar a Mostra de Cinema Brasileiro, a Mostra de Inclusão Social, homenagens, retrospetivas, oficinas e mesas redondas.

O FESTin, cumprindo a sua natureza itinerante, acrescenta-se na nota, vai participar ainda este ano em três festivais de cinema parceiros, sendo o primeiro no CineEco, em Seia (interior centro de Portugal), de 19 a 26 de outubro, onde apresentará a Mostra de Inclusão Social.

De 15 a 21 de novembro irá a Luanda participar no Festival Internacional de Cinema de Luanda.

Pelo terceiro ano consecutivo, o FESTin irá ao Festival Internacional de Cinema da Fronteira, que vai ocorrer entre 25 a 30 de novembro, em Bagé (Rio Grande do Sul, Brasil), e em Porto Alegre (Brasil).

 

JSD // VM – Lusa/Fim



Foto: O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e Paulo Trancoso, da Academia Portuguesa de Cinema, inauguram a Casa do Cinema, 17 janeiro 2013, em Lisboa. Localizada em pleno coração do Bairro Alto, a Casa do Cinema é um projeto de iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa que reúne num espaço único os escritórios de 9 associações da cidade que trabalham na área do Cinema: Academia Portuguesa de Cinema; Associação Portuguesa de Realizadores; Apordoc – Associação pelo Documentário | Festival DocLisboa; Duplacena – Festival Temps d’Image e FUSO; ASCULP – Associação Cultura e Cidadania de Língua Portuguesa – FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa; Zero em Comportamento – Associação Cultural – Indie Lisboa – Festival Internacional de Cinema Independente; Associação Janela Indiscreta – Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer; Monstra – Festival de Animação de Lisboa; CTLX – Cineclube de Cinema de Terror Lisboa – MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. MANUEL DE ALMEIDA / LUSA

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar