O tema da edição 2015 é “(Inter)Nacionalização do Português: contextos, contatos e práticas”. Os eventos pretendem contribuir para as pesquisas e discussões na área, além de oferecer oportunidade de formação continuada dos profissionais da área de PLNM.

No dia 23/06/2015, serão oferecidos minicursos.

Trabalhos que versem sobre português língua não materna, em diferentes vertentes, são bem-vindos.

As inscrições para ouvintes ficam abertas de 15/01/2015 a 20/06/2015.

Para mais informações, visite o site do evento (www.nupples.pro.br/eventos) ou entre em contato através de formulário específico. Você também pode visitar a nossa página no Facebook. Participe!

 

Desde a sua primeira edição, no Campus da PUC-Rio, em 2004, o PLE-RJ (Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro) vem contribuindo intensamente para difundir pesquisas e apoiar a formação de profissionais na área de português língua estrangeira.

Ao longo dos dez últimos anos reuniu profissionais de diferentes localidades do Brasil e do exterior e ampliou as discussões sobre PLE e PL2E em diversas vertentes.

Sua marca integradora pode ser identificada na própria forma de organização do evento. O evento nasceu de uma iniciativa da PUC-Rio, UFF e UFRJ. Em 2013, a UERJ passou a integrar o grupo de instituições promotoras.

Consolidado por dez anos de realização ininterrupta, o evento alcançou projeção internacional, o que provocou a criação do Congresso de Português Língua Internacional.

A partir de 2014, por ocasião da décima edição do PLE-RJ, as quatro instituições do Rio de Janeiro passam a promover associadamente os dois eventos.

Em 2015, a UERJ será a anfitriã do XI PLE-RJ e do II CPLI. As quatro instituições parceiras recebem, no Instituto de Letras da UERJ, profissionais brasileiros e estrangeiros, pesquisadores, graduandos e pós-graduandos, interessados pela área em geral. Na edição deste ano, o tema central dos eventos será (Inter)Nacionalização do Português: contextos, contatos e práticas. Ler o artigo completo (http://www.nupples.pro.br/eventos/).