A iniciativa é da Casa das Ciências, um projeto da Fundação Calouste Gulbenkian para promoção da aprendizagem das ciências nos ensinos básico e secundário.

A WikiCiências, segundo o editor-chefe da publicação e professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, José Ferreira Gomes, contém o “léxico básico das disciplinas científicas do ensino básico e secundário, como a Matemática, a Biologia ou a Física”.
Depois de identificado o número de termos a recolher, entre 200 e 600 por cada disciplina, começaram a ser preparados textos com a colaboração de professores e investigadores do Ensino Superior.
Modelo colaborativo

A exemplo de outros projetos wiki, a WikiCiências assenta no princípio colaborativo. Os artigos ficam com indicação do autor e do editor, quem aprovou, o que funciona como certificação do texto que é apresentado. Neste momento, há 400 termos já publicados e 500 em processo de avaliação e melhoria. O objetivo, de acordo com os responsáveis é, até ao final de 2011, disponibilizar informação sobre um milhar de termos científicos e caminhar lentamente com a introdução de milhares de entradas.

A WikiCiências é uma enciclopédia em linha com os conceitos de ciência elementar. Primariamente, é dirigida aos alunos e professores do ensino básico e secundário pelo que houve a preocupação de coligir os termos que fazem parte do glossário básico dos programas das áreas científicas. A WikiCiências tem acesso livre e todos os artigos publicados são sujeitos a uma avaliação prévia por pares sob a responsabilidade de um editor sectorial. Na fase inicial, os autores foram convidados mas o princípio da avaliação por pares foi respeitado. A partir do lançamento público, todos os artigos ficam abertos à crítica e à melhoria na perspetiva colaborativa típica da Internet.
Ciência em Língua Portuguesa

A WikiCiências pretende servir todos os interessados em ciência que pretendam usar a língua portuguesa e conta com a colaboração de investigadores, professores e estudantes para crescer, alargando o seu âmbito a temas mais avançados sendo desejável que possa abarcar, a prazo, o essencial da ciência elementar que possa servir os estudantes dos primeiros anos do ensino superior.

Os professores e especialistas são convidados a registar-se como colaboradores da WikiCiências. O registo ficará pendente até à verificação da identidade por um dos editores em exercício.
Todos os artigos alguma vez publicados na WikiCiências ficarão sempre disponíveis através da referência completa que remete para a revista homónima com ISSN já pedido. Nesta referência constarão sempre o nome ou nomes dos autores e do editor que aprovou a publicação na WikiCIências.

 

FONTE: Professor TIC

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar