Estas Jornadas, subordinadas ao tema do ensino da língua portuguesa em contextos multiculturais e multilingues, são promovidas pela rede do Instituto Camões em Moçambique e têm contado com o apoio da Universidade Pedagógica e da Universidade Eduardo Mondlane.
Procurando descentralizar a reflexão feita em torno ensino da língua portuguesa em Moçambique e a divulgação das pesquisas realizadas nesta área, o local de realização das Jornadas tem alternado entre Maputo, Beira e Nampula. Espera-se ser possível, nos próximos anos, levar asJornadas a outras capitais de Província, nomeadamente a Xai-xai, Quelimane e Lichinga, cidades onde existem delegações da Universidade Pedagógica com Centros de Língua Portuguesa apoiados pelo Instituto Camões.
As Jornadas da Língua Portuguesa têm-se vindo a afirmar como um momento privilegiado de divulgação das pesquisas feitas em Moçambique sobre a didática e o ensino da língua portuguesa, daí o interesse crescente dos investigadores destas áreas por este evento.
O Programa das VI Jornadas da Língua Portuguesa conta com 3 palestras, 14 comunicações e diversos momentos culturais. O Painel é constituído por investigadores de praticamente todo o país.
FONTE: Instituto Camões