União Latina acaba de publicar os anais do Encontro Internacional Língua portuguesa e culturas lusófonas num universo globalizado, organizado em 25-26 de outubro de 2010 em Lisboa, em colaboraçao com a Fundação Calouste Gulbenkian. Sob o alto patrocínio de Suas Excelências o Presidente da República e o Presidente da Assembleia da República, o encontro também foi apoiado pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pela Fundação Luso-Americana.

Uma breve introdução explica os desafios e trunfos do português em um universo mundializado. Seguem-se as palavras de abertura do encontro — por José Luis Dicenta (Secretário Geral da União Latina), Jaime Gama (Presidente da Assembleia da República), António Braga (Secretario de Estado das Comunidades Portuguesas), José Carlos de Vasconcelos (Diretor do Jornal de Letras) — e as comunicações agrupadas por temática, ou seja: “A língua portuguesa no mundo”, “Diáspora e imigração”, “Valor económico da língua portuguesa” e “Ciberespaço lusófono: como forma de difusão e de divulgação da língua – Internet e novas tecnologias“. A cerimônia de entrega da XVII edição do Prémio de Tradução Científica e Técnica FCT/União Latina, conduzida por João Senteiro, presidente da FCT, também fez parte do evento.

No final do volume se encontram as principais recomendações formuladas pelos participantes do evento. Sobressaem-se, dentre outras, uma vontade firme de utilizarem a língua portuguesa em todas as ocasiões públicas internacionais que se apresentem e sempre que possível, evitando o uso de uma língua estrangeira, mobilizarem as diásporas lusofalantes como motor da promoção da língua portuguesa, promoverem uma política de dobragem em português para melhor difundir a língua no seio das populações dos países de língua portuguesa que apresentam altos índices de analfabetismo, elaborarem uma gramática única da língua portuguesa, que reflita as características de todos os países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Tais recomendações podem também ser consultadas no segunte endereço:http://dtil.unilat.org/coloquio_lingua_port/Recomendacoes.htm.


 

FONTE: Terminómetro

Partilhar