28 February 2021
Teolinda Gersão Madrid. 4 de abril de 2003. EPA PHOTO EFE/PACO TORRENTE/ell

Teolinda Gersão vence Prémio Literário Vergílio Ferreira 2017

A escritora Teolinda Gersão conquistou, esta quarta-feira, o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2017 pelo conjunto da sua obra.

O júri justificou ter escolhido a autora de “A Cidade de Ulisses” e de “A Mulher que Prendeu a Chuva”, entre outros títulos literários, pela “alta qualidade da arte narrativa expressa nos vários géneros de ficção clássica, em particular o romance e o conto”.

O seu percurso, segundo o painel de especialistas – presidido por António Sáez Delgado e que incluiu Pedro Ferré, Mário Avelar, Gustavo Rubim e Elisa Esteves – , “adquire especial relevo pela independência da escritora relativamente a todas as modas ou tendências que, de alguma forma, condicionam os caminhos da literatura contemporânea”, lê-se no comunicado enviado à imprensa.

Em novembro passado, Teolinda Gersão recebeu, pela segunda vez, o Prémio Fernando Namora pelo romance ‘Passagens’ (editado em 2015, pela Sextante Editora) – a primeira vez foi em 2001, com a obra “Os Teclados” (Dom Quixote). Um mês antes, a escritora de 76 anos tinha lançado o livro de contos ‘Prantos, amores e outros desvarios’ (Porto Editora). Ler o artigo completo.

Também poderá gostar

Sem comentários