O Ano em Palavras

o-ano-em-palavrasAs palavras mais pesquisadas ao longo de 2016 no Dicionário Priberam marcaram a actualidade do ano a nível político, económico e social.

Lisboa, 20 de dezembro de 2016 – Será possível identificar os principais acontecimentos do ano através das palavras mais pesquisadas no Dicionário Priberam? As mais de 200 palavras que estiveram no topo das consultas ao mais popular dicionário online de Língua Portuguesa sugerem que sim.

Todos os anos, a Priberam tira dúvidas às mentes mais inquietas: ao longo de 12 meses, milhões de pessoas recorrem ao Dicionário Priberam da Língua Portuguesa para se certificarem do significado de uma palavra, saber como se conjuga um verbo ou até para confirmarem se determinada palavra existe.

Em 2016, uma vez mais, o Dicionário Priberam registou acessos com uma correlação directa com acontecimentos nacionais e internacionais da política, do desporto, da sociedade, da economia, etc. Através do site http://oanoempalavras.priberam.pt é dado a conhecer “O Ano em Palavras”: ao identificar as palavras mais procuradas em cada mês é possível passar em revista os principais acontecimentos do ano ou, pelo menos, eventos que suscitaram dúvidas de Português aos internautas mais curiosos.

Entre as mais de 200 palavras que estiveram no top das consultas no Dicionário Priberam e que se podem associar a notícias ou eventos de um determinado dia, podemos encontrar “veto”, “sicário”, “misógina”, “marqueteiro”, “discriminar”, “indefectível”, “cidadania”, “garrafais”, “estupro”, “presidenta”, “contristar”, “egrégios/esplendor/brumas”, “gambozinos”, “dantesco”, “geringonça”, “garganeiro”, “impeachement”, “paralímpico”, “contingente”, “pansexual”, “misógino/xenófobo”, “bataclã”, “despenalização” e “biónico”.

Com o lançamento do site http://oanoempalavras.priberam.pt, a Priberam lança ainda um desafio: a oferta de um FLiP (o pacote de ferramentas de revisão e auxílio à escrita da Priberam que inclui o Dicionário Priberam para consulta offline) às 12 primeiras pessoas que identifiquem os meses em que estas 12 palavras estiveram no top das consultas no Dicionário Priberam em 2016: monoparental, foliões, mulher, recatada, apitaço, solstício, chacina, faúlha, negro, passa-montanhas, mixórdia e pirómano. As respostas devem ser enviadas para dicionario@priberam.pt.

priberam-palavras

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top