24 February 2021
No decorrer da XVII Reunião do Conselho de Ministros da CPLP, ocorrida nesta quinta-feira (19/07) na capital de Moçambique, foi aprovada a recondução de Prof. Dr. Gilvan Müller de Oliveira ao cargo de Diretor-Executivo do IILP para a gestão 2010-2014.

Reconduzido ao cargo o Diretor-Executivo do IILP

O professor, que está no cargo desde outubro de 2010, entregou aos Ministros o relatório da gestão 2010-2012 e fez uma apresentação dos projetos que já se iniciaram, destacando o funcionamento da base da dados experimental para o VOC – Vocabulário Ortográfico Comum, a ser constituído pela integração dos Vocabulários Ortográficos Nacionais (VON), atualmente em composição e disponibilizado no novo sítio do Instituto, bem como os dois primeiros números da nova Revista do IILP, a RIILP com os textos científicos oriundos do Colóquio Internacional de Maputo sobre a Diversidade Linguística na CPLP e do Colóquio Internacional da Praia sobre o Português nas Diásporas, a serem lançadas em breve.
Também foi apresentado, aos representantes do governo da Guiné Equatorial presentes na Reunião, o livro “Fá d´Ambô: herança da língua Portuguesa na Guiné Equatorial”, oriundo da primeira ação do Protocolo de Cooperação Técnica entre o IILP e a Guiné Equatorial e decorrente de trabalho de campo realizado em março do corrente na Ilha de Annobón e na capital do país, Malabo.
O Prof. Gilvan Müller de Oliveira declarou que a segunda gestão permitirá concluir vários dos trabalhos em curso e, assim, consolidar o papel institucional do IILP à frente das políticas multilaterais da língua portuguesa, no âmbito da CPLP.
Durante a Reunião o Prof. Gilvan Oliveira esteve acompanhado pelo Presidente da Comissão Nacional Moçambicana do IILP, Doutor Lourenço do Rosário.

 

FONTE: IILP

Também poderá gostar

Sem comentários