O deputado do PSD eleito pelo círculo da Europa, Carlos Alberto Gonçalves, considera que a promoção da língua portuguesa em França tem que envolver os autarcas lusófonos, e sugere que se aproveite as autárquicas para “suscitar o interesse pelo tema”.
“Não podemos ter uma política de língua em França sem envolver na sua promoção os autarcas de língua portuguesa. Em 2014 há eleições locais e é o momento ideal para suscitar o interesse da comunidade por este tema”, disse hoje à Lusa o deputado.
Carlos Alberto Gonçalves considera que “este deve ser um desafio para todos” e deve deixar de lado “questões partidárias”.
Na reunião que teve com a coordenadora-geral do Ensino Português em França, o social-democrata disse ter constatado que “o ano letivo está a decorrer sem qualquer incidente”.
O deputado registou também que há uma “grande expectativa” por parte de pais e alunos a respeito da certificação – “é muito importante para eles a obtenção de um diploma” – e do programa das aulas.
O social-democrata considerou ainda que é preciso que haja mais informação sobre as pré-inscrições na preparação do próximo ano letivo, acrescentando que “os consulados podem ajudar nessa tarefa”.
JYF //APN.
Lusa/fim.
Foto: Foto: Paris. 14 de janeiro de 2012. REMY-PIERRE RIBIERE/LUSA