A CAPES é o órgão governamental brasileiro que oferece bolsas de estudos para programas acadêmicos de pós-graduação com ênfase em mestrado e doutorado. A Comissão Fulbright – Comissão para Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil – é um órgão binacional de assistência educacional que concede bolsas a estudantes universitários e professores para intercâmbio nos dois países.

A seleção tem o objetivo de incrementar o Ensino de Língua Portuguesa em universidades norte-americanas, bem como de estreitar as relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos da América.

No ano letivo 2014-2015 (de agosto/setembro de 2014 a maio/junho de 2015), serão concedidas até 45 bolsas a estudantes universitários brasileiros, com nove meses de duração.

Os candidatos às bolsas do programa da CAPES-Comissão Fulbright devem: ter nacionalidade brasileira e não norte-americana; bacharelado ou licenciatura em Língua Portuguesa e/ou língua inglesa; ter domínio da língua inglesa através de proficiência; residir no Brasil e não receber bolsa de outras universidades brasileiras.

O contemplado pelas bolsas deverá ainda, na universidade de destino, estudar duas disciplinas por semestre – uma das quais sobre história e cultura norte-americanas. A bolsa inclui benefícios de moradia, alimentação, seguro-saúde e passagens aéreas de ida e volta.

O resultado final da seleção de bolsas será divulgado entre abril e maio de 2014.

O período de inscrição dos programas vai até o dia 28 de agosto. A inscrição é gratuita e feita com preenchimento de formulário –em língua inglesa–, disponível no sítio da Comissão Fulbright no Brasil: <http://www.fulbright.org.br>.

Devem ser enviados à Comissão Fulbright o formulário preenchido e, anexo a ele, documentação descrita no edital.

A seleção do programa dará prioridade a candidatos com nenhuma vivência anterior nos EUA, a professores da rede pública de ensino e a ex-bolsistas de graduação do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação do Brasil.

• Mais informações:
– Pelo telefone da Comissão Fulbright em Brasília: (61) 3248-8605
– Pelos correios eletrônicos da CAPES e da Comissão Fulbright.

• Clique aqui para descarregar o edital do programa de seleção de bolsas CAPES-Comissão Fulbright para professor assistente de Língua Portuguesa nos EUA.

 

Fonte: Ventos da Lusofonia

Partilhar