De acordo com a Fundação José Saramago, o lançamento dos dois livros acontecerá na terça-feira, 13 de agosto, em São Paulo, no Brasil, numa sessão que contará com a presidente do organismo, Pilar del Río, com o escritor moçambicano Mia Couto, Prémio Camões 2013, e com a autora brasileira Andréa del Fuego, Prémio José Saramago em 2011.
Os dois títulos têm o selo da Companhia das Letras, “cumprindo assim o sonho do escritor de ver reunida toda a obra na mesma chancela”, que tem publicado a obra de Saramago há mais de dez anos.
O romance “Levantado do chão” foi publicado em Portugal em 1980 e a história desenrola-se no Alentejo, entre 1900 e 1975, e é considerado um registo político sobre a luta pela sobrevivência.
“Memorial do convento”, publicado dois anos depois, cuja ação recua ao tempo do reinado de D. João V, durante a construção do convento de Mafra.
José Saramago, Nobel da Literatura em 1998, morreu em 2010 em Espanha aos 87 anos.
SS // CC – Lusa/fim
Fotos:
– José Saramago. 24/09/1997
– Pilar del Rio, viuva e tradutora de Jose Saramago, mostra um manuscrito durante a apresentação da novela ‘Claraboya’, em Madrid. 01 de março de 2012. The livro foi escrito por Saramago há cerca de. EPA/FERNANDO ALVARADO
Artigos relacionados:
- Saramago ganhou o Prémio Nobel no dia 8 de outubro
- Dois livros de Saramago em chinês
- Homenagem a José Saramago, Prémio Nobel da Literatura, em Nova Iorque