Toda a obra de José Saramago passa a estar publicada no Brasil

De acordo com a Fundação José Saramago, o lançamento dos dois livros acontecerá na terça-feira, 13 de agosto,  em São Paulo, no Brasil, numa sessão que contará com a presidente do organismo, Pilar del Río, com o escritor moçambicano Mia Couto, Prémio Camões 2013, e com a autora brasileira Andréa del Fuego, Prémio José Saramago em 2011.

Os dois títulos têm o selo da Companhia das Letras, “cumprindo assim o sonho do escritor de ver reunida toda a obra na mesma chancela”, que tem publicado a obra de Saramago há mais de dez anos.

O romance “Levantado do chão” foi publicado em Portugal em 1980 e a história desenrola-se no Alentejo, entre 1900 e 1975, e é considerado um registo político sobre a luta pela sobrevivência.

“Memorial do convento”, publicado dois anos depois, cuja ação recua ao tempo do reinado de D. João V, durante a construção do convento de Mafra.

José Saramago, Nobel da Literatura em 1998, morreu em 2010 em Espanha aos 87 anos.

SS // CC – Lusa/fim

 

Fotos:

– José Saramago. 24/09/1997

– Pilar del Rio, viuva e tradutora de Jose Saramago, mostra um manuscrito durante a apresentação da novela ‘Claraboya’, em Madrid. 01 de março de 2012. The livro foi escrito por Saramago há cerca de. EPA/FERNANDO ALVARADO

 

Artigos relacionados:


Subscreva as nossas informações
Scroll to Top