6 March 2021
Alunos e professores da Escola de Música do Conservatório Nacional, durante a accão "Aulas na Rua" em protesto contra a não realização pela tutela de obras estruturais e de requalificação no edifício da EMCN, Lisboa, 05 de março de 2015. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Procuram-se talentos portugueses para concerto dos brasileiros Os Mutantes

Lisboa, 08 nov (Lusa) – A aplicação de música Tradiio e a promotora Nariz Entupido estão a procurar novos talentos portugueses, para o concerto da banda brasileira Os Mutantes, a realizar no próximo dia 30 em Lisboa, e anunciaram um concurso que levará à escolha.

Os Mutantes são uma banda de rock psicadélico, formada em São Paulo, em 1966, que tinha Rita Lee como vocalista, Sérgio Dias, no baixo, guitarra e voz, e Arnaldo Baptista, no baixo, teclado e voz.

Atualmente, da formação original, apenas Dias segue na banda, e será acompanhado em Lisboa pela cantora Esmeria Bulgari e por um conjunto de músicos, incluindo o baterista Dinho Leme, que entrou para Os Mutantes em 1968.

Os Mutantes fizeram parte do movimento do tropicalismo, que misturou influências da cultura pop brasileira e internacional com correntes de vanguarda artística dos anos 1960 e, na música, possibilitou a união de estilos como o rock, o samba e a bossa nova.

Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa foram outros protagonistas do tropicalismo, na música, mas o movimento também contagiou expressões como as artes plásticas, em que se destaca Hélio Oiticica, ou o cinema, apontando-se os impulsionadores do chamado Cinema Novo, como Glauber Rocha.

Entre as músicas mais conhecidas de Os Mutantes estão “É proibido proibir”, “Baby”, “Balada do louco”, “Ando meio desligado” e “Panis et circenses”.

Rita Lee, um dos expoentes do rock brasileiro, autora de “Baila comigo”, “Alô, alô marciano” ou “Lança perfume”, saiu da banda em 1972.

No concurso para a participação no concerto de Os Mutantes, podem entrar artistas que tenham músicas de rock psicadélico, indie e alternativo, disponíveis na aplicação Tradiio.

O vencedor – escolhido entre os mais vistos, partilhados e mais apoiados na aplicação – irá abrir o concerto da banda brasileira, no próximo dia 30, no Armazém F, ao Cais do Sodré, em Lisboa, e jantar com os artistas.

Antes do lançamento do concurso, já havia 400 bandas portuguesas inscritas na aplicação, que podem concorrer ao prémio, mas, desde o anúncio, outras cem bandas também já se inscreveram, segundo a organização.

O processo de escolha dos vencedores vai passar pelas músicas que estiverem entre as dez melhores avaliadas na aplicação Tradiio, nos três géneros musicais – rock psicadélico, indie e alternativo -, no último minuto do próximo dia 20 (23:59).

Dessas dez sairá apenas um vencedor, eleito pela promotora Nariz Entupido.

A Tradiio, que se apresenta como “acelerador de artistas”, tem por “missão” apoiar novos músicos, disponibilizando os seus temas e os seus vídeos na aplicação, e o objetivo do concurso é dar visibilidade a uma nova banda portuguesa, segundo a organização.

FYB // MAG – Lusa/Fim
Os Mutantes são uma banda brasileira de rock psicodélico formada durante o Tropicalismo no ano de 1966, em São Paulo

Os Mutantes são uma banda brasileira de rock psicodélico formada durante o Tropicalismo no ano de 1966, em São Paulo

Também poderá gostar

Sem comentários

ARTIGOS POPULARES