Praia, 07 nov (Lusa) – Quatro filmes portugueses vão participar na segunda edição do Festival Internacional de Cinema da Praia, que decorre de 19 a 28 de novembro com uma seleção de duas dezenas de peliculas, na sua maioria lusófonas.

De acordo com a lista de filmes em competição divulgada pela organização doo festival, Portugal estará representado pelos documentários “Fim de um Mundo”, de Cláudia Freire e Jorge Murteira (Paredes de Coura), “Eugénio de Andrade, lembrado pelos amigos” de Fernando Faria Paulino (Maia), “O Barbeiro Guitarrista”, de André Almeida Rodrigues (Matosinhos) e pela curta-metragem “Chegar a Casa”, de Ibrahim Kanara, pseudónimo de Santiago Macias (Mértola).

Cabo Verde participa com cinco filmes, incluindo o premiado documentário hispano-cabo-verdiano “Tchindas”, que retrata os preparativos do Carnaval do Mindelo, São Vicente, a partir da história do transexual Tchinda Andrade.

O documentário, dos espanhóis Pablo García Pérez de Lara e Marc Serena, estreou-se no festival Outfest Los Angeles 2015, nos Estados Unidos, tendo sido distinguido com o Grande Prémio do Júri desse festival.

Festival de Cinema da PraiaO festival conta ainda com participações do Alemanha, Áustria, Brasil, Estados Unidos e Moçambique.

Além dos filmes, que serão exibidos no Cineteatro da Praia e no Auditório do Palácio da Cultura Ildo Lobo, haverá ainda espaço para seminários, palestras e aulas ligadas à temática do cinema.

Prevista está também, no âmbito do festival, a exibição de filmes fora da competição em escolas, associações e no cinema da Praia.

O Festival de Cinema da Praia é uma organização conjunta da Câmara Municipal da Praia, Ministério da Cultura, Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde e a Txan Film&, Associates.

CFF//GC – Lusa/Fim

Foto: LUSA

Foto: LUSA

Partilhar