A Priberam, especialista no desenvolvimento de software e conteúdos digitais para a língua portuguesa, acaba de lançar uma nova versão do seu dicionário online. Com um visual mais moderno e claro, adaptado às novas tecnologias Web e a qualquer tipo de dispositivos – desktop, tablet e mobile – e com novos conteúdos, como os anagramas e as palavras relacionadas, o novo dicionário online está disponível no mesmo endereço: http://dicionario.priberam.pt. Os mais de 10 milhões de visitantes habituais do dicionário serão, a partir de hoje, surpreendidos com as novas funcionalidades e uma consulta ainda mais rápida.

Carlos Amaral, CEO da Priberam, explica esta mudança “já há algum tempo que sentíamos a necessidade de desenvolver uma nova versão do dicionário quer em termos visuais quer em termos de tecnologia. Além disso, são cada vez mais as pessoas que acedem ao dicionário a partir de dispositivos móveis e a versão anterior não estava minimamente adaptada a esse tipo de consulta. É pois uma evolução natural que temos a certeza que agradará a todos os que diariamente recorrem ao Dicionário Priberam”.

Para o desenvolvimento da nova versão a Priberam contou mesmo com o apoio da Google Brasil no desenho da nova interface e na forma como esta se adapta aos diferentes dispositivos em função do seu tamanho, o que demonstra a notoriedade que o Dicionário Priberam tem globalmente. Recorde-se que foi o Dicionário Priberam o seleccionado pela Amazon e pela Kobo para ser incluído nos leitores de livros digitais daquelas empresas vendidos em todo o mundo bem como nas suas apps para as diferentes plataformas.

Com um milhão de consultas diárias

Embora a maioria dos acessos ainda seja feita a partir de computadores com o Microsoft Windows, seguidos pelos Mac, no último ano o dicionário teve um aumento exponencial da procura a partir de dispositivos móveis, apesar de estarem disponíveis aplicações para Android, iOS e Windows Phone. Essa foi uma das principais razões do desenvolvimento da nova versão do dicionário, tendo o site institucional da empresa – www.priberam.pt – e o site do FLiP – www.flip.pt – também sido renovados em termos da tecnologia utilizada e da compatibilidade com os tablets e os smartphones.

O dicionário online da Priberam é visitado diariamente a partir de vários países do mundo. Nos últimos 12 meses, o top dez dos países a partir dos quais foram feitas consultas são: Brasil, Portugal, Estados Unidos, Espanha, Angola, Reino Unido, França, Alemanha, Moçambique e Itália. Em Portugal, os acessos têm aumentado a um ritmo de dois dígitos por ano, nos últimos três anos.

Precisamente porque a maioria das consultas é feita de fora de Portugal, o dicionário foi também optimizado para corresponder melhor a esta sua vocação global, recorrendo a servidores localizados em diferentes países por forma a melhorar a velocidade de carregamento das páginas e, consequentemente, a experiência de consulta, aspectos muito importantes principalmente no acesso a partir de dispositivos móveis.

Sobre a Priberam:

A Priberam surge no ano de 1989 e conta mais de 20 anos de histórias e sucessos alcançados. É uma empresa especialista na concepção e desenvolvimento de software e conteúdos digitais, disponibilizando produtos e serviços em quatro áreas distintas: processamento computacional da língua, sistemas de gestão de conhecimento jurídico, motores de pesquisa semânticos e saúde.

Do seu leque de produtos destacam-se o FLiP, um conjunto de ferramentas linguísticas de revisão e auxílio à escrita em língua portuguesa e ainda o LegiX, uma família de soluções para pesquisa de legislação, jurisprudência e doutrina.

A Priberam foi a primeira empresa em Portugal a ser reconhecida como Gold Certified Partner pela Microsoft, sendo a única empresa que desenvolve software e conteúdos que são incluídos em produtos comercializados por esta multinacional. Mais recentemente, foi a vez de a Amazon licenciar conteúdos da Priberam para serem incluídos nos Kindle vendidos em todo o mundo.

A Priberam integra a Rede de Pequenas e Médias Empresas Inovadoras COTEC desde 2007, sendo ainda PME Líder desde 2009.

Para mais informações, contactar:

Carolina Lopes

Grupo YoungNetwork Senior Communication Consultant

Tel.: +351 217 506 050

Tlm.: +351 96 177 51 99

E-mail: carolinalopes@youngnetworkgroup.com