4 March 2021

Presidente da República felicita José Carlos Vasconcelos

“Felicito, com amizade, José Carlos Vasconcelos pela atribuição do Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural, instituído pela Estoril Sol. É o reconhecimento de um percurso de décadas no qual não se distinguem a atividade cultural e a cidadania.

Poeta, cineclubista, académico, dirigente associativo, dirigente sindical, deputado, José Carlos Vasconcelos é também um nome decisivo do moderno jornalismo português, nomeadamente com o semanário O Jornal, a revista Visão, e muito especialmente o Jornal de Letras, um caso raro de militância cultural e de atenção à lusofonia.

Marcelo Rebelo de Sousa”

Ata do Prémio Vasco Graça Moura

«O Júri deliberou por unanimidade atribuir o Prémio Vasco Graça Moura de Cidadania Cultural a José Carlos de Vasconcelos, personalidade que se tem afirmado em todos os domínios em que tem exercido atividade como das figuras mais marcantes da vida portuguesa nos dias de hoje. A biografia ilustra bem o papel muito relevante que sempre desempenhou e desempenha – como advogado e homem de leis, como poeta e escritor, como jornalista e interveniente ativo na valorização da língua, da literatura, das artes e ideias.

Não é possível falar hoje da cultura portuguesa e da sua difusão no mundo sem lembrarmos José Carlos de Vasconcelos.

O Júri salientou, especialmente, uma vez que se trata de um prémio de cidadania cultural, o papel desempenhado com grande generosidade e determinação, inteligência e elevado sentido profissional, pelo premiado na fundação, direção e manutenção do “JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias». Trata-se de uma iniciativa única, pela permanência e regularidade, que projeta a cultura e a língua portuguesa no mundo, com uma qualidade digna de reconhecimento, graças ao papel desempenhado por J. C. Vasconcelos. Ora tal só possível graças a essa inteligência e a essa determinação – que se projeta nacional e internacionalmente».

 

Também poderá gostar

Sem comentários

ARTIGOS POPULARES