4 March 2021
Por ocasião das comemorações do dia 5 de Maio, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, o Presidente da República Portuguesa, Cavaco Silva, convidou o Secretário Executivo, Murade Murargy e os Representantes dos Estados-membros para um encontro.

PR de Portugal assinala o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP

No dia 6 de maio, a CPLP realiza uma Cerimónia Alusiva  ao Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP.

Esta iniciativa insere-se na programação da VI Semana Cultural da CPLP.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai comemorar, entre os dias 3 de Abril e 10 de Junho de 2013, a 6ª edição da “Semana Cultural da CPLP”, com uma programação dedicada às diversas vertentes da expressão cultural características dos povos da nossa Comunidade. Tendo como pano de fundo Lisboa, uma cidade que representa a comunidade de diversidade que caracteriza os nossos povos, as actividades desenvolvidas pretendem assinalar o dia 5 de Maio como “Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP”, tal como foi fixado pelo Conselho de Ministros da CPLP de Julho de 2009.
Para tal, foram organizadas inúmeras iniciativas que pretendem dar lugar a diversas manifestações culturais relativas aos vários Estados-membros da CPLP, com um forte apelo à participação de todos quantos se identificam com Língua Portuguesa e a Cultura dos povos da CPLP.
Já no mês de Abril, a CPLP apoia a realização de eventos pela sociedade civil e pelas diásporas, nomeadamente, as iniciativas promovidas nos domínios da sétima arte pelas associações FESTIN e Associação de Imigrantes nos Açores. No dia 4 de Maio, vai decorrer o espectáculo musical para Jovens promovido pela Conexão Lusófona, com o apoio da CPLP.
A Câmara Municipal de Odivelas associa-se às iniciativas comemorativas do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, através da realização de encontro de escritores, debates e exposições englobadas na IV Bienal de Culturas Lusófonas.
De acordo com o emanado pelos ministros da Cultura da CPLP, vão ser realizados diversos colóquios temáticos, particularmente, sobre o Direito Constitucional de Língua Portuguesa, a circulação de bens culturais e a mobilidade de criadores. A Proteção dos Direitos de Autor e Direitos Conexos não foi esquecida e está agendada para 27 de Maio uma mesa-redonda sobre esta temática.
À semelhança do que aconteceu em 2012, a CPLP vai estar presente na 83ª Feira do Livro de Lisboa com um pavilhão, iniciativa que ambiciona apoiar editores e escritores dos Estados-membros, através da realização de lançamentos de livros e sessões de autógrafos.
As comemorações têm como pano de fundo Lisboa, mas os eventos não ficarão cingidos à capital onde a CPLP tem a sua sede. Em outras cidades, vai-se comemorar a Língua Portuguesa e a Cultura com igual intensidade. Saiba mais.

Acompanhe as novidades em www.cplp.org/semanacultural2013.

 

 

Foto extraída do sítio da Presidência da República Portuguesa

Também poderá gostar

Sem comentários