Em quatro continentes – Europa, África, Ásia e América – multiplicam-se as propostas de eventos dedicados à divulgação da Língua e da Cultura dos países que falam Português. De um modo geral o calendário festivo prolonga-se ao longo do mês de maio.

A programação inclui palestras e oficinas de trabalho, jogos tradicionais, leituras dramatizadas e declamação de poemas, manifestações culturais e concertos de música portuguesa e de outros países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Ao nível do Ensino Básico e Secundário, a Rede EPE do Camões I.P. contempla 402 professores e 56 mil jovens alunos, distribuídos por 11 Coordenações de Ensino em diversos países de África, Europa, América e Austrália.

No se refere ao Ensino Superior, o Camões I.P. está presente em 72 países do mundo, envolvendo 283 instituições de Ensino Superior, 499 Professores de Língua Portuguesa, 64 Centros de Língua Portuguesa e mais de 100.000 alunos.

Através desta Rede global, o Camões I.P. assegura programas de ação estratégicos para a divulgação da Língua Portuguesa: Programas de Ensino, Certificação das Aprendizagens, Planos de Incentivo à Leitura, Formação Inicial de Professores, Formação Inicial e Contínua de Tradutores e Intérpretes, Formação Linguística de Futuros Quadros, Cursos de Pós-Graduação e Bolsas de Ensino e Investigação.

 

Atividades do Dia da Língua