2 March 2021
O português está na moda. Esse é o foco do videodocumentário ‘Ensino do Português Ganha Força no Mundo’, uma realização da Brasil Mais com o patrocínio do Consulado-Geral do Brasil em Miami, que será exibido no dia 4 de maio, dentro do Focus Brasil.

Economia brasileira impulsiona ensino do português no mundo

Na esteira da boa fase da economia brasileira e da nova condição do país como um dos protagonistas no cenário mundial, o português vem atraindo cada vez mais o interesse dos estrangeiros, que vislumbram oportunidades profissionais e de negócios ao aprender a quinta língua mais falada no mundo. 
O filme destaca a importância do ano de 2012 como um marco dessa nova fase, especialmente no sul da Flórida, onde aconteceu o Encontro Mundial do Ensino de Português (EMEP), com participantes de oito países lusófonos. “Aproveitamos a presença de representantes de várias entidades envolvidas com esse belo trabalho e mostramos as iniciativas de sucesso”, explica Neusa Martinez, responsável pela edição e direção do vídeo o roteiro e apresentação ficaram por conta do jornalista Carlos Wesley, com o apoio dos cinegrafistas Fernando Vasconcellos e Marcelo Carlos.

O resultado poderá ser conferido no próximo dia 4 maio, no Focus Brasil, numa iniciativa da AOTP (American Organization of Teachers of Portuguese), a associação que congrega professores do português pelo mundo. 

A cooperação entre o Consulado-Geral do Brasil em Miami e a Brasil Mais é um dos aspectos da política de promoção no exterior da cultura brasileira. Além do videodocumentário sobre o ensino do português, a parceria rendeu ainda dois outros trabalhos: ‘Capoeira, Patrimônio Cultural Brasileiro’ e ‘Com a Benção de São Jobim’, que traça um retrato dos músicos brasileiros no exterior.

Fonte: acheiusa.

 

 

II Encontro Mundial sobre o Ensino de Português (II EMEP), evento do Focus Brazil Foundation e organizado pela American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP), 3 a 5 de maio de 2013.

 

 

Artigo relacionado:

Também poderá gostar

Sem comentários