Porto Editora divulga candidatas a Palavra do Ano 2013

É chegado o momento de conhecer as 10 palavras candidatas a “Palavra do Ano” 2013. A seleção é da responsabilidade da equipa de linguistas do Departamento de Dicionários da Porto Editora, resultando do trabalho permanente de acompanhamento e análise da realidade da língua portuguesa, com base em critérios de frequência de uso e de relevância assumida quer através dos meios de comunicação social e das redes sociais, quer da utilização dos dicionários da Porto Editora nas suas versões online desktop e mobile.

As dez palavras são:

Bombeiro – Neste verão, os bombeiros portugueses demonstraram uma enorme coragem no combate aos violentos incêndios que destruíram florestas e roubaram vidas.

Coadoção – O projeto-lei que possibilita a coadoção por casais do mesmo sexo, apesar de adiado, tem sido alvo de discussão há vários meses.

Corrida – As corridas entraram na rotina de cada vez mais portugueses, que participam em número crescente nas muitas provas que são organizadas por todo o país.

Grandolada – A grandolada surgiu como uma ação de protesto contra a austeridade e o governo e afirmou-se como tal pela sua originalidade.

Inconstitucional – Os sucessivos chumbos do Tribunal Constitucional a várias medidas apresentadas pelo governo em funções incrementou a frequência do uso desta palavra.

Irrevogável – Foi desta forma que um ministro definiu a sua demissão que, no entanto, não se concretizou.

Papa – É eleito o primeiro Papa latino-americano da história da Igreja católica Romana, o papa Francisco, cujos primeiros meses de papado têm surpreendido.

Piropo – Deve o piropo ser considerado como assédio verbal? Este foi um tema debatido por vários setores da sociedade.

Pós-troika – Com o fim do programa de intervenção previsto para meados de 2014, a grande preocupação da generalidade dos portugueses é o que se passará a seguir.

Swap – Apesar de ser uma palavra estrangeira e da sua especificidade, o vocábulo entrou nas conversas dos portugueses em virtude das notícias sobre esse tipo de contratos.

A escolha da “Palavra do Ano” será feita pelos portugueses através de votação online no sítio da Porto Editora (clique aqui) , começando dia 2 de dezembro até às 23:59 minutos de 31 de dezembro. Todas as sextas-feiras, a Porto Editora divulgará o ponto de situação da votação.

A “Palavra do Ano” é uma iniciativa da Porto Editora que tem como objetivo principal enaltecer o património da língua portuguesa, sublinhando a importância das palavras e dos seus diferentes sentidos no nosso quotidiano.

Nas edições anteriores, as palavras vencedoras foram “Entroikado” (2012), “Austeridade” (2011), “Vuvuzela” (2010) e “Esmiuçar” (2009).

 

Artigo relacionado:

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top