Poetisa são-tomense Conceição Lima distinguida com Prémio Northern California Book Award

A antologia da poetisa são-tomense Conceição Deus Lima foi galardoada com o 44.º Prémio anual Northern California Book Award, segundo uma nota de imprensa da Editorial Caminho enviada hoje à agência Lusa.

“Acaba de nos chegar a notícia de que a antologia ‘No Gods Live Here’, que é uma recolha de poemas de Conceição Lima recentemente publicada nos Estados Unidos da América, foi galardoada com o 44º Prémio anual Northern California Book Award”, refere a editora portuguesa, saudando a escritora “por este novo prémio”.

O prémio foi atribuído por unanimidade dos membros do júri pela primeira vez.

Conceição Lima, cuja obra está integralmente publicada pela Editorial Caminho, é uma das mais destacadas poetas africanas da contemporaneidade.

Dentro de poucas semanas vão estar nas livrarias exemplares de um novo livro de sua autoria, “Quando os Cães Deixaram de Falar e outras fábulas universais”.

Este novo livro da escritora é ilustrado por Danuta Wojciechowska e destina-se a todos os públicos.

Conceição Lima é o nome mais traduzido da literatura são-tomense, com livros e poemas em alemão, árabe, espanhol, checo, francês, galego, italiano, inglês, shona, servo-croata e turco.

A poetisa é membro-fundadora da União Nacional dos Escritores e Artistas São-tomenses (UNEAS) e, em 2021, foi nomeada coordenadora nacional, para São Tomé e Príncipe, do Movimento Poético Mundial.

Sophia de Mello Breyner e Conceição Lima, em São Tomé e Príncipe | foto: Acervo Biblioteca Nacional de Portugal / DR
Subscreva as nossas informações
The following two tabs change content below.
Imagem do avatar

Conceição Lima

Conceição Lima nasceu em Santana, na ilha de São Tomé, São Tomé e Príncipe, a 8 de Dezembro de 1961. Jornalista, poetisa e cronista. Foi durante longos anos jornalista e produtora dos Serviços em Língua Portuguesa da BBC, em Londres. É licenciada em Estudos Africanos, Portugueses e Brasileiros pelo King's College of London e possui o grau de Mestre em Estudos Africanos, com especialização em Governos e Políticas na África subsaariana, pela School of Oriental and African Studies, SOAS, Londres. Pela Editorial Caminho, de Lisboa, publicou O Útero da Casa (2004), A Dolorosa Raiz do Micondó (1ª edição 2006, 2ª edição 2008) e O País de Akendenguê (2011). Em 2015, em edição de autor, publicou Quando Florirem Salambás no Tecto do Pico. Está traduzida para o alemão, árabe, checo, espanhol, francês, galego, inglês, italiano, servo-croata e turco.
Scroll to Top