Importantes eventos da UCCLA na cidade do Porto
A UCCLA promove no dia 31 de maio, pelas 15 horas, o encontro sobre “Perspetivas Económicas dos Países da CPLP”, um contributo para que se responda com otimismo às preocupações resultantes da crise.
Falamos a 5.ª língua do mundo, temos uma conceção tolerante e universalista e todos os nossos países têm por fronteira o mar, condições relevantes para a competitividade neste mundo global. São estas preocupações para que se encontrem as respostas para a crise que justificam o encontro.
O encontro – que decorrerá na Sala 2 do Coliseu do Porto (Rua de Passos Manuel, n.º 137) é aberto ao público – versará sobre a “Diversificação e Financiamento das Economias” a cargo de João Ferreira do Amaral e de Carlos Costa Pina, e sobre a “Economia e Geopolítica do Petróleo” a cargo de Nuno Ribeiro da Silva, Agostinho de Miranda e António Costa e Silva.
O histórico ex-Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires, encerrará o encontro com “Uma perspetiva de África”.
No mesmo dia, pelas 9h30, decorrerá na Sala D. Maria da Câmara Municipal do Porto, a XXXII Assembleia Geral da UCCLA e, pelas 12h30, terá lugar a inauguração da exposição “Casa dos Estudantes do Império, 1944-1965. Farol da Liberdade”, no átrio dos Paços do Concelho.
Esta exposição pretende dar a conhecer um pouco melhor da história e da realidade vivida pelos estudantes universitários das ex-colónias portuguesas que frequentaram a Casa dos Estudantes do Império. É uma mostra documental, com fotografias, publicações periódicas, livros, documentos oficiais, etc, cedidos ou disponibilizados pelos associados e por algumas instituições. A exposição já esteve patente nas cidades de Lisboa (Portugal), Maputo (Moçambique), Praia (Cabo Verde) e Mindelo (Cabo Verde).
Estarão presentes várias individualidades que presidem a cidades e empresas associadas da UCCLA, a saber:
Cidades:
Angola – Belas, Benguela, Cazenga e Luanda;
Cabo Verde – Praia;
Guiné-Bissau – Bafatá, Bolama e Cacheu;
Macau;
Moçambique – Maputo e Nampula;
Portugal – Almada, Angra do Heroísmo, Cascais, Covilhã, Guimarães, Lisboa e Odivelas;
São Tomé e Príncipe – Água Grande e Governo Regional do Príncipe;
Timor-Leste – Administração Estatal de Díli;
Empresas:
Águas de Portugal; Banco BIC; Banco BNI; Banco BPC; Banco BPI; Bardaji, Honrado & Pinhel – Sociedade de Advogados; BDO; CGD; Cofaco; CRBA & Associados; Diorama; EMEL; EMEP; Grupo Entreposto; Fundação Inatel; LUSA; Montepio Associação Mutualista; Parques do EDT; Sonangol; TAAG; TAP e Visabeira Global.