25 February 2021
No dia 28 de Setembro, no auditório do IIM, durante a sessão de abertura do Congresso do FESTLATINO, decorrerá a assinatura de um Protocolo de Cooperação entre o IIM e o Observatório da Língua Portuguesa e palestra do seu Presidente, Embaixador Eugénio Anacoreta Correia, subordinada ao tema “Perspectivas actuais da Língua Portuguesa”.

OLP assina protocolo com Instituto Internacional de Macau

Congresso do Movimento Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas Neolatinas – FESTLATINO – é um  movimento cultural que tem desenvolvido a sua acção no sentido de ampliar os vínculos entre os países europeus de línguas neolatinas, os Países Ibéricos e a América Latina, os Estados membros do Mercosul e os da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa-CPLP, no qual participam escritores, filólogos, professores, artistas, estudantes, diplomatas, jornalistas, líderes culturais e políticos e representantes de instituições culturais.

Por iniciativa do seu fundador, o escritor, poeta e historiador, Humberto França, entre 2006 e 2011, foram realizados, no Recife, quatro congressos do Movimento Festlatino. Na mesma linha, foram promovidos Seminários Preparatórios do Festlatino no Porto e em Lisboa, Portugal; em Maputo, Moçambique; Buenos Aires, Argentina; e Bucareste e Constança, Roménia.

Os eventos e congressos têm como objectivo disseminar e incentivar o estudo de línguas e literaturas neolatinas, em especial, a Língua Portuguesa, assim como as manifestações literárias e culturais dos países de línguas neolatinas, fomentando o diálogo entre os povos que constituem este grupo, através da realização de estudos, cursos, seminários, palestras, eventos literários, musicais e de teatro, cinema e artes plásticas.

No programa do presente ano, o Instituto Internacional de Macau apoia a realização, em Macau, de um seminário intitulado “A LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO DO DIÁLOGO ENTRE A CHINA E O MUNDO LUSÓFONO”, que terá lugar nos dias 28 e 29 de Setembro, e cujas sessões estarão divididas entre o auditório do IIM, a Escola Portuguesa de Macau e o Instituto Politécnico de Macau.

Do programa do Seminário em Macau, a divulgar oportunamente, destaca-se, no dia 28 de Setembro, no auditório do IIM, durante a sessão de abertura a assinatura de um Protocolo de Cooperação entre o IIM e o Observatório da Língua Portuguesa e a palestra do seu Presidente, Embaixador Eugénio Anacoreta Correia, subordinada ao tema “Perspectivas actuais da Língua Portuguesa”.

Intervirão ainda no Seminário a Profª. Antónia Espadinha (“Acordamos ou não, Macau”), o Prof. Choi Wai Hao (“Desenvolver as vantagens culturais e linguísticas para converter a RAEM num centro de ensino e investigação da língua portuguesa na China”), o Dr. Miguel Senna Fernandes (“O patuá de Macau – memória e identidade macaense”), o Prof. Yao Jing Ming (“Um breve esboço sobre a tradução de escritores de língua portuguesa para chinês”) e o Dr. José Rocha Dinis (“Media de Macau-um futuro com desafios”).

O Prof. Humberto França, Secretário-Geral do Movimento FESTLATINO e seu fundador, fará na Escola Portuguesa uma palestra subordinada ao tema “O Brasil no século XXI : perspectivas e desafios” e proferirá na sessão de encerramento uma conferência em que abordará o tema “O Brasil potência económica e o valor da língua portuguesa”.

Este Seminário integra-se no âmbito da preparação do V Congresso do Movimento FESTLATINO que se realizará de 21 a 25 de Novembro, no Recife.

V Edição do Festlatino – Movimento Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas Neolatinas

Também poderá gostar

Sem comentários