OLP assina protocolo com Instituto Internacional de Macau

Congresso do Movimento Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas Neolatinas – FESTLATINO – é um  movimento cultural que tem desenvolvido a sua acção no sentido de ampliar os vínculos entre os países europeus de línguas neolatinas, os Países Ibéricos e a América Latina, os Estados membros do Mercosul e os da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa-CPLP, no qual participam escritores, filólogos, professores, artistas, estudantes, diplomatas, jornalistas, líderes culturais e políticos e representantes de instituições culturais.

Por iniciativa do seu fundador, o escritor, poeta e historiador, Humberto França, entre 2006 e 2011, foram realizados, no Recife, quatro congressos do Movimento Festlatino. Na mesma linha, foram promovidos Seminários Preparatórios do Festlatino no Porto e em Lisboa, Portugal; em Maputo, Moçambique; Buenos Aires, Argentina; e Bucareste e Constança, Roménia.

Os eventos e congressos têm como objectivo disseminar e incentivar o estudo de línguas e literaturas neolatinas, em especial, a Língua Portuguesa, assim como as manifestações literárias e culturais dos países de línguas neolatinas, fomentando o diálogo entre os povos que constituem este grupo, através da realização de estudos, cursos, seminários, palestras, eventos literários, musicais e de teatro, cinema e artes plásticas.

No programa do presente ano, o Instituto Internacional de Macau apoia a realização, em Macau, de um seminário intitulado “A LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO DO DIÁLOGO ENTRE A CHINA E O MUNDO LUSÓFONO”, que terá lugar nos dias 28 e 29 de Setembro, e cujas sessões estarão divididas entre o auditório do IIM, a Escola Portuguesa de Macau e o Instituto Politécnico de Macau.

Do programa do Seminário em Macau, a divulgar oportunamente, destaca-se, no dia 28 de Setembro, no auditório do IIM, durante a sessão de abertura a assinatura de um Protocolo de Cooperação entre o IIM e o Observatório da Língua Portuguesa e a palestra do seu Presidente, Embaixador Eugénio Anacoreta Correia, subordinada ao tema “Perspectivas actuais da Língua Portuguesa”.

Intervirão ainda no Seminário a Profª. Antónia Espadinha (“Acordamos ou não, Macau”), o Prof. Choi Wai Hao (“Desenvolver as vantagens culturais e linguísticas para converter a RAEM num centro de ensino e investigação da língua portuguesa na China”), o Dr. Miguel Senna Fernandes (“O patuá de Macau – memória e identidade macaense”), o Prof. Yao Jing Ming (“Um breve esboço sobre a tradução de escritores de língua portuguesa para chinês”) e o Dr. José Rocha Dinis (“Media de Macau-um futuro com desafios”).

O Prof. Humberto França, Secretário-Geral do Movimento FESTLATINO e seu fundador, fará na Escola Portuguesa uma palestra subordinada ao tema “O Brasil no século XXI : perspectivas e desafios” e proferirá na sessão de encerramento uma conferência em que abordará o tema “O Brasil potência económica e o valor da língua portuguesa”.

Este Seminário integra-se no âmbito da preparação do V Congresso do Movimento FESTLATINO que se realizará de 21 a 25 de Novembro, no Recife.

V Edição do Festlatino – Movimento Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas Neolatinas

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top