O uso da língua russa na União Europeia

Esta declaração fez o presidente da FR Dmitri Medvedev na reunião com os linguistas organizada no quadro da iniciativa promovida pelo Instituto Nacional de Língua Russa Puchkin. A partir daqui o dia de nascimento do eminente poeta nacional Aleksandr Puchkin será celebrado no país como jornada de língua russa. Este decreto o Chefe de Estado firmou nesta 2-feira.

Por sua vez, as Nações Unidas manifestaram-se também a favor desta decisão tendo a língua russa como um dos idiomas básicos da ONU. Na União Europeia, conforme dados estatísticos citados no encontro por Viatcheslav Nikonov, diretor executivo da Fundação “Mundo Russo”, a língua russa é usada e praticada por aproximadamente 6% da população. De acordo com este alto funcionário, nas escolas da UE existe o ensino de línguas diferentes para minorias nacionais, menos o idioma russo.

Ao retribuir ao orador referido, o presidente Dmitri Medvédev disse que a Russia vai apoiar todos os programas tendentes a conservar e divulgar a lingua russa:

Sem dúvida alguma temos que cuidar da nossa querida língua tendo este trabalho como permanente e não só nas datas célebres. É preciso fazer com que uma pessoa possa ir aprendendo o idioma russo cada dia. Tanto mais que os que aqui moram usam esta língua em sua vida quotidiana.

A partir do ano que vem – continuou o chefe de estado – serão destinados para o programa federal “Língua Russa” meios consideráveis avaliados em 2 bilhões e meio de rublos  e espero que estes recursos tenham aplicação adequada.

 

FONTE: Voz da Rússia

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top