A TAP associou-se ao Município de Vila Verde, no Distrito de Braga, para a promoção e divulgação do artesanato português típico desta região do Norte do país, o Lenço de Namorados.
No domingo, 14 de fevereiro, dia em que se assinalou o Dia dos Namorados, grande parte dos aviões da TAP foram vestidos com encostos de cabeça com um bordado especial, exclusivamente criado para a Companhia pelas bordadeiras da Cooperativa Aliança Artesanal.
Esta Cooperativa com sede em Vila Verde, foi criada em 1988, com o intuito de recuperar, reproduzir, divulgar e comercializar os Lenços de Namorados, uma tradição que remonta ao século 18. Alberga 5 artesãs a tempo inteiro, e conta com cerca de 120 cooperantes que realizam trabalhos pontuais para a cooperativa, desenvolvendo um trabalho de ligação à terra.
O Lenços de Namorados é assim levado a todo o mundo nas asas da TAP que continua a assumir-se como embaixadora dos produtos portugueses, dando um forte contributo para a economia local da região do norte do país. Ao mesmo tempo promove-se Portugal como destino turístico nos países operados pela TAP.
Esta ação seguiu a linha de iniciativas semelhantes em que foram promovidos, nos aviões da Companhia, sabonetes produzidos no Grande Porto, licores da Lousã, cerejas do Fundão, artesanato dos Açores e da Madeira, chocolates de Lisboa ou porcelanas de Ílhavo, entre outros produtos de várias regiões portuguesas.
Veja a reportagem TVI24 aqui. |