O Elos Clube de Mandaguari completa, neste 26 de março de 2022, 28 anos de fundação

Em 26 de março de 1994, Mandaguari viu nascer uma estrela cultural que lhe daria brilho especial. A fundação do Elos Clube de Mandaguari,  à noite, na churrascaria “Espigão”, através de seu padrinho, o Elos Clube de Londrina, inserido no Distrito Elista-4, apresentou clima de alegria, de esperança em que a área cultural de Mandaguari, com a devida competência, ampliaria o seu raio de ação com muito êxito. Autoridades elistas, do poder público e instituições diversas da sociedade civil organizada, convidados a integrarem o clube, companheiros de clubes elistas existentes no DE-4, familiares, amigos e companheiros de outras instituições se fizeram presentes. Mensagens de estímulos e apoiamentos foram expostas por autoridades elistas e públicas, e desejos de sucesso foram dedilhados ao som musical. A vida cultural luso-brasileira nascia neste solo e vinha repleta de sonhos, acalentados pela esperança que surgia. Assim, entre um discurso e outro, entre posses e congraçamentos, entre momentos da palestra que destacou a literatura, de declamações, de apresentação de poemas de expressivos poetas que o Brasil deu como berço e também lusófonos, de músicas e posses ajustadas ao momento, foi-se definindo a sua primeira diretoria e o cumprimento previsto de ações culturais, e a vivência companheira foi se estabelecendo.  Neste ínterim, a concretude esperada veio à tona para sentir que a possibilidade exitosa seria passível de muitas conquistas. Afinal, os elistas com vidas em harmonia e esperançosas quanto ao poder alcançar mais adeptos para vivenciar os Princípios Humanistas e a defesa da língua portuguesa têm se posicionado, favoravelmente, a cada espaço de tempo vivido.

Destaca-se, portanto, que no decorrer das horas postas para a preparação  desta fundação e no momento glorioso de sua fundação ficou visível a imensa vontade de  fazer valer a cultura luso-brasileira, em todos os seus ângulos, em Mandaguari. A amplitude do alcance de seu raio de ação foi projetada para ser conquistada e os propósitos estabelecidos para serem cumpridos, integralmente. ficou translúcida.

Neste importante dia nascia o Elos Clube de Mandaguari, situado ao Noroeste do estado do Paraná, inserido no Distrito Elista-4. Somou-se, na sequência, aos demais clubes existentes a nível de Brasil e do exterior.

Assim, fica patente que, no decorrer de seus vinte e oito anos de fundação, este clube tem honrado o compromisso assumido no momento de sua fundação: cumpre, fielmente, o atendimento às legislações determinadas pelos órgãos superiores, aos Princípios Humanistas, à defesa da língua portuguesa e aos planejamentos estabelecidos a cada nova gestão, com proposições abrangentes, quer seja a nível de clube, Distrito Elista-4 ou da diretoria internacional.

Nada mais salutar, portanto, do que deixar registros de participações frequentes em convenções distritais, da América do Sul e internacionais; de efetivações exitosas como as decorridas através de concursos literários diversos, aplicados em colégios e escolas estaduais, municipais e particulares. O ter conseguido publicar obra literária onde poemas e descrições do mundo em ação, elaborados por alunos de escolas inseridas no Ensino Fundamental, se perenizaram, com lançamento público, tornou as suas ações mais enriquecidas frente à comunidade mandaguariense. A realização de palestras envolvendo o Brasil e demais locais postos neste mundo por autoridades elistas, públicas e privadas, por companheiros elistas deste e de outros clubes irmãos e convidados ocorreram. Foram estabelecidos projetos que alcançaram municípios vizinhos em participações exitosas. O interagir com a cultura ampla local, regional, ampliou o seu leque de integração e demonstrou que a esta é muito respeitada. Ter realizado exposições itinerantes nas regiões que abrangem o Norte e o Noroeste do estado do Paraná demonstrou o quanto o clube é respeitado. O efetivar Noites Litero-Musicais, anualmente, até com municípios circunvizinhos, deu ao clube visibilidade ampla, repleta de crédito e respeito.

Com outras inúmeras ações realizadas, onde a conquista foi positiva, é importante citar que o Elos Clube de Mandaguari tem participações na comunidade ampla e restrita mandaguariense. Está sempre sendo convidado a compor lugar em diversos conselhos municipais. Hoje está presente nos Conselhos Municipais de Educação e de Cultura. São atos formais que o executivo municipal divide com a comunidade.

Será importante ressaltar que este clube deixou de estar, apenas, dentro de seu círculo de ação e fundou a “Associação Mandaguariense de Artes”,  o “Coral do Elos Clube de Mandaguari” onde os elistas se integraram a cidadãos mandaguarienses . Foram ações muito exitosas e que deram, ao clube, uma imagem pública de elevado crédito. Fundou, após, o grupo da “Terceira Idade”, que abarcou elistas e pessoas da comunidade mandaguariense em seu conjunto.

Dentre as suas vertentes culturais e legais pode-se ressaltar que esteve presente, e também coordenou, sediou e executou Convenções Distritais do DE-4, estabeleceu mesas redondas, simpósios, seminários, fóruns, encontros elistas, painéis, palestras, várias manifestações outras, onde a cultura luso-brasileira sempre esteve em pauta. Defendeu a existência de parcerias pública e privada na aplicação de projetos e ações cotidianas onde o entrosamento foi perfeito. Traz, inclusive, em seu bojo, a promoção de lançamento de livros de autores mandaguarienses, bem como a introdução, coordenação e lançamento de livro de autor jovem, com participação da escola em que é matriculado. Destaque seja dado a lançamento de livro contando a sua trajetória no decorrer de 20  anos pela elista, escritora, Alzira Francisca de Freitas Pirolo. Será importante ressaltar, que mantém, a mais de quinze anos, o programa semanal “As crianças e o universo literário infantil contadas na rádio Agora FM” onde alunos de escolas municipais vêm contar as suas próprias histórias ou as elaboradas por escritores diversos. Apresentam-se estes alunos de forma muito coerente e admiram o composto que uma rádio tem dentro de si.  Anteriormente à rádio Agora FM, utilizou-se da rádio Atual Guairacá. Destaca-se, inclusive, amplamente, na divulgação de sua existência utilizando jornais, rádios e demais recursos tecnológicos existentes à mão. Trouxe, à luz, ações fantásticas que lhe dão, hoje, voz e voto em Conselhos Municipais de Educação e de Cultura.

Fincou, portanto, as suas raízes em solo fértil que, fortalecidas, fazem-no estar muito presente no universo elista local, distrital e internacional, onde o respeito, a admiração, a parceria, marcam presença altiva e firme.

Logo, no decorrer deste período temporal, o universo elista, em Mandaguari, cresceu, e continua crescendo, em tamanho, em realizações e conquista de mais adeptos para comporem o seu cotidiano.

Hoje, o seu objetivo maior é o de avançar para a vanguarda. Desta feita, a visão de mundo abarca novos horizontes e faz com que novas trilhas sejam abertas, favorecendo o surgir de novos olhares para o interior dos Princípios Elistas, somado à defesa da língua portuguesa.

Maria Inês Botelho

Presidente

Elos Clube de Mandaguari
Paraná – Brasil
Filiado à Federação Elos Internacional da Comunidade Lusíada – Fundado em 26-03-1994 – 28 anos de fundação – 28 anos em ação

Braço forte na Educação e na Cultura local,
avança sempre de forma aguerrida
por veredas tranquilas ou por sobre ondas,
mas a segurança de seus passos
e a vanguarda em ideias, em proposições,
são metas que sempre estão a indicar
o norte exitoso em todas as suas ações.

A criação de mais elos na corrente,
via pontes e conquistas benfazejas
traduzem o quanto o clube se projetou
e alcançou rico acervo e amplo espaço de atuação,
inclusive, a nível internacional.

Elos Clube de Mandaguari:
estes seus 28 anos de fundação
tornam-no mais fecundo em experiências
e capaz de galgar degraus na busca
de mais altos sonhos e melhor porvir.

Que venham a comemoração,
os abraços de companheiros
e de instituições parceiras,
o estourar de fogos e champanhes
e a disseminação da alegria por
alcançar 28 anos de existência,
que o levam à busca da perenidade.

Feliz aniversário, Elos Clube de Mandaguari!
Feliz aniversário, elistas altruístas e
capazes de escalar montanhas
para alcançar o Céu da literatura,
a manutenção da língua-Mãe,
a vivência plena em seus Princípios.

Mantenham, enfim, elistas mandaguarienses,
a rota ajustada ao Bem engajado ao coração
e à produção de novos caminhares,
adaptados a cada nova aurora temporal.

Mandaguari (PR-BR), 26 de março de 2022

Maria Inês Botelho
Presidente

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top