Em 26 de março de 1994, Mandaguari viu nascer uma estrela cultural que lhe daria brilho especial. A fundação do Elos Clube de Mandaguari, à noite, na churrascaria “Espigão”, através de seu padrinho, o Elos Clube de Londrina, inserido no Distrito Elista-4, apresentou clima de alegria, de esperança em que a área cultural de Mandaguari, com a devida competência, ampliaria o seu raio de ação com muito êxito. Autoridades elistas, do poder público e instituições diversas da sociedade civil organizada, convidados a integrarem o clube, companheiros de clubes elistas existentes no DE-4, familiares, amigos e companheiros de outras instituições se fizeram presentes. Mensagens de estímulos e apoiamentos foram expostas por autoridades elistas e públicas, e desejos de sucesso foram dedilhados ao som musical. A vida cultural luso-brasileira nascia neste solo e vinha repleta de sonhos, acalentados pela esperança que surgia. Assim, entre um discurso e outro, entre posses e congraçamentos, entre momentos da palestra que destacou a literatura, de declamações, de apresentação de poemas de expressivos poetas que o Brasil deu como berço e também lusófonos, de músicas e posses ajustadas ao momento, foi-se definindo a sua primeira diretoria e o cumprimento previsto de ações culturais, e a vivência companheira foi se estabelecendo. Neste ínterim, a concretude esperada veio à tona para sentir que a possibilidade exitosa seria passível de muitas conquistas. Afinal, os elistas com vidas em harmonia e esperançosas quanto ao poder alcançar mais adeptos para vivenciar os Princípios Humanistas e a defesa da língua portuguesa têm se posicionado, favoravelmente, a cada espaço de tempo vivido.
Destaca-se, portanto, que no decorrer das horas postas para a preparação desta fundação e no momento glorioso de sua fundação ficou visível a imensa vontade de fazer valer a cultura luso-brasileira, em todos os seus ângulos, em Mandaguari. A amplitude do alcance de seu raio de ação foi projetada para ser conquistada e os propósitos estabelecidos para serem cumpridos, integralmente. ficou translúcida.
Neste importante dia nascia o Elos Clube de Mandaguari, situado ao Noroeste do estado do Paraná, inserido no Distrito Elista-4. Somou-se, na sequência, aos demais clubes existentes a nível de Brasil e do exterior.
Assim, fica patente que, no decorrer de seus vinte e oito anos de fundação, este clube tem honrado o compromisso assumido no momento de sua fundação: cumpre, fielmente, o atendimento às legislações determinadas pelos órgãos superiores, aos Princípios Humanistas, à defesa da língua portuguesa e aos planejamentos estabelecidos a cada nova gestão, com proposições abrangentes, quer seja a nível de clube, Distrito Elista-4 ou da diretoria internacional.
Nada mais salutar, portanto, do que deixar registros de participações frequentes em convenções distritais, da América do Sul e internacionais; de efetivações exitosas como as decorridas através de concursos literários diversos, aplicados em colégios e escolas estaduais, municipais e particulares. O ter conseguido publicar obra literária onde poemas e descrições do mundo em ação, elaborados por alunos de escolas inseridas no Ensino Fundamental, se perenizaram, com lançamento público, tornou as suas ações mais enriquecidas frente à comunidade mandaguariense. A realização de palestras envolvendo o Brasil e demais locais postos neste mundo por autoridades elistas, públicas e privadas, por companheiros elistas deste e de outros clubes irmãos e convidados ocorreram. Foram estabelecidos projetos que alcançaram municípios vizinhos em participações exitosas. O interagir com a cultura ampla local, regional, ampliou o seu leque de integração e demonstrou que a esta é muito respeitada. Ter realizado exposições itinerantes nas regiões que abrangem o Norte e o Noroeste do estado do Paraná demonstrou o quanto o clube é respeitado. O efetivar Noites Litero-Musicais, anualmente, até com municípios circunvizinhos, deu ao clube visibilidade ampla, repleta de crédito e respeito.
Com outras inúmeras ações realizadas, onde a conquista foi positiva, é importante citar que o Elos Clube de Mandaguari tem participações na comunidade ampla e restrita mandaguariense. Está sempre sendo convidado a compor lugar em diversos conselhos municipais. Hoje está presente nos Conselhos Municipais de Educação e de Cultura. São atos formais que o executivo municipal divide com a comunidade.
Será importante ressaltar que este clube deixou de estar, apenas, dentro de seu círculo de ação e fundou a “Associação Mandaguariense de Artes”, o “Coral do Elos Clube de Mandaguari” onde os elistas se integraram a cidadãos mandaguarienses . Foram ações muito exitosas e que deram, ao clube, uma imagem pública de elevado crédito. Fundou, após, o grupo da “Terceira Idade”, que abarcou elistas e pessoas da comunidade mandaguariense em seu conjunto.
Dentre as suas vertentes culturais e legais pode-se ressaltar que esteve presente, e também coordenou, sediou e executou Convenções Distritais do DE-4, estabeleceu mesas redondas, simpósios, seminários, fóruns, encontros elistas, painéis, palestras, várias manifestações outras, onde a cultura luso-brasileira sempre esteve em pauta. Defendeu a existência de parcerias pública e privada na aplicação de projetos e ações cotidianas onde o entrosamento foi perfeito. Traz, inclusive, em seu bojo, a promoção de lançamento de livros de autores mandaguarienses, bem como a introdução, coordenação e lançamento de livro de autor jovem, com participação da escola em que é matriculado. Destaque seja dado a lançamento de livro contando a sua trajetória no decorrer de 20 anos pela elista, escritora, Alzira Francisca de Freitas Pirolo. Será importante ressaltar, que mantém, a mais de quinze anos, o programa semanal “As crianças e o universo literário infantil contadas na rádio Agora FM” onde alunos de escolas municipais vêm contar as suas próprias histórias ou as elaboradas por escritores diversos. Apresentam-se estes alunos de forma muito coerente e admiram o composto que uma rádio tem dentro de si. Anteriormente à rádio Agora FM, utilizou-se da rádio Atual Guairacá. Destaca-se, inclusive, amplamente, na divulgação de sua existência utilizando jornais, rádios e demais recursos tecnológicos existentes à mão. Trouxe, à luz, ações fantásticas que lhe dão, hoje, voz e voto em Conselhos Municipais de Educação e de Cultura.
Fincou, portanto, as suas raízes em solo fértil que, fortalecidas, fazem-no estar muito presente no universo elista local, distrital e internacional, onde o respeito, a admiração, a parceria, marcam presença altiva e firme.
Logo, no decorrer deste período temporal, o universo elista, em Mandaguari, cresceu, e continua crescendo, em tamanho, em realizações e conquista de mais adeptos para comporem o seu cotidiano.
Hoje, o seu objetivo maior é o de avançar para a vanguarda. Desta feita, a visão de mundo abarca novos horizontes e faz com que novas trilhas sejam abertas, favorecendo o surgir de novos olhares para o interior dos Princípios Elistas, somado à defesa da língua portuguesa.
Maria Inês Botelho
Presidente
Elos Clube de Mandaguari
Paraná – Brasil
Filiado à Federação Elos Internacional da Comunidade Lusíada – Fundado em 26-03-1994 – 28 anos de fundação – 28 anos em ação
Braço forte na Educação e na Cultura local,
avança sempre de forma aguerrida
por veredas tranquilas ou por sobre ondas,
mas a segurança de seus passos
e a vanguarda em ideias, em proposições,
são metas que sempre estão a indicar
o norte exitoso em todas as suas ações.
A criação de mais elos na corrente,
via pontes e conquistas benfazejas
traduzem o quanto o clube se projetou
e alcançou rico acervo e amplo espaço de atuação,
inclusive, a nível internacional.
Elos Clube de Mandaguari:
estes seus 28 anos de fundação
tornam-no mais fecundo em experiências
e capaz de galgar degraus na busca
de mais altos sonhos e melhor porvir.
Que venham a comemoração,
os abraços de companheiros
e de instituições parceiras,
o estourar de fogos e champanhes
e a disseminação da alegria por
alcançar 28 anos de existência,
que o levam à busca da perenidade.
Feliz aniversário, Elos Clube de Mandaguari!
Feliz aniversário, elistas altruístas e
capazes de escalar montanhas
para alcançar o Céu da literatura,
a manutenção da língua-Mãe,
a vivência plena em seus Princípios.
Mantenham, enfim, elistas mandaguarienses,
a rota ajustada ao Bem engajado ao coração
e à produção de novos caminhares,
adaptados a cada nova aurora temporal.
Mandaguari (PR-BR), 26 de março de 2022
Maria Inês Botelho
Presidente