Moçambicano Murade Murargy será o novo secretário executivo da CPLP

Murade Isaac Miguigy Murargy, 65 anos, sucede ao guineense Domingos Simões Pereira, que assumiu o cargo de secretário-executivo nos últimos quatro anos.

Embaixador de carreira diplomática no Brasil desde 2005, Murargy foi durante 10 anos secretário-geral da Presidência da República de Moçambique, com estatuto de ministro de Estado, lê-se no `site` do consulado moçambicano em Brasília.

Pai de cinco filhos, é bacharel licenciado em Direito pela Faculdade Clássica de Lisboa, tendo ingressado em 1976 no Ministério moçambicano dos Negócios Estrangeiros, onde foi conselheiro jurídico no Gabinete de Estudos, Planificação e Informações até 1980.

Entre esse ano e 1985 assumiu os cargos de diretor para assuntos jurídicos, diretor nacional de protocolo e diretor das Organizações Internacionais e Conferências.

Desde então, foi embaixador extraordinário e plenipotenciário em França e não-residente na Alemanha, Suíça, Tunísia, Gabão, Mali, Costa do Marfim, Senegal, Irão e Palestina. Foi também delegado permanente junto a UNESCO, em Paris. Ler o artigo completo (RTP)

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top