Medalha comemorativa das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa

A designação das Comemorações não em de ser colocada nas posições horizontal e vertical, como vem nas normas gráficas do logo.

As Comemorações têm o Alto patrocínio do Presidente da República Portuguesa e o reconhecimento de interesse cultural do Secretário de Estado da Cultura.

Pedimos o Alto Patrocínio da CPLP, que aguardamos.

Convidámos em cada país de língua oficial portuguesa uma instituição para ser a entidade promotora das Comemorações nesse país.

A Academia Cabo-Verdiana de Letras será a entidade promotora em Cabo Verde. A Fundação Eduardo dos Santos aceitou integrar as Comemorações, mas ainda não sei se será a entidade promotora em Angola.

O lançamento das Comemorações é no dia 5 de maio, por ser o dia que a CPLP instituiu como o “dia da língua portuguesa e da cultura na CPLP”. O fecho será a 10 de junho de 2015.

As Comemorações iniciam-se este ano, porque elegemos como referencial o Testamento de D. Afonso II, datado de 1214, e que perfaz este ano 800 anos; mas como não há unanimidade entre os historiadores da língua sobre qual o primeiro documento escrito em língua portuguesa, esta designação permite abranger todo o conjunto de primeiros documentos escritos.

Estas Comemorações, que têm como frase emblemática “é o som presente d’esse mar futuro” de F. Pessoa, pretendem-se em rede, em parceria e em todas as geografias.

A medalha das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa será divulgada no sítio das Comemorações, a publicar brevemente, e que fará a súmula de tudo quanto for feito no âmbito das Comemorações, em qualquer geografia, pelo que se espera que tenha grande visibilidade.

 

Para saberes mais das Comemorações, pode consultar o blogue

http://8seculoslinguaportuguesa.blogspot.com

No blogue, será interessante também ver a síntese da Conferência de apresentação das Comemorações.

 

Estou disponível para qualquer esclarecimento.

Maria José Maya

Presidente da Direção

 

8 Séculos de Língua Portuguesa – Associação

E-mail: mariajosemaya@8seculoslinguaportuguesa.com

8seclp@8seculoslinguaportuguesa.com

TM.: (+351) 966229958

Travessa de Faro, 130, 5º A

2775-541 Carcavelos. Portugal

http://8seculoslinguaportuguesa.blogspot.com

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top