1 March 2021
A 3.ª edição do “Prémio Literário Karingana Wa Karingana – Universidade do Minho”, que oferecerá uma bolsa de estudos em Portugal ao vencedor, será lançada hoje, dia 27 de março de 2014, em Maputo na Livraria Minerva Central.

Prémio literário que oferece bolsas de estudo.

“O objetivo deste prémio é promover e divulgar a língua portuguesa em Moçambique, onde consideramos que é preciso ser feito um esforço neste sentido”, disse à Lusa o presidente da direção da organização não-governamental para o desenvolvimento (ONGD) ‘Karingana Wa Karingana’, Tiago Bastos.

Segundo o presidente da direção da associação portuguesa, a ONGD pensou neste prémio para que “criasse oportunidades, num país cheio de contrastes, junto dos jovens moçambicanos”.

O prazo para entrega de candidaturas decorre até 30 de abril e poderão concorrer todos os alunos moçambicanos que tenham concluído o 12º ano em 2012 ou em 2013.

O prémio, segundo Tiago Bastos quer incentivar ainda a escrita criativa em língua portuguesa em Moçambique e destina-se a galardoar uma obra inédita sob a forma de conto, de novela ou de um conjunto de contos.

O trabalho a ser entregue terá de ser feito a partir de um texto do escritor moçambicano Mia Couto, determinado pela organização do prémio.

O prémio a atribuir será uma bolsa de estudos concedida pela Fundação Calouste Gulbenkian, para a realização de estudos de licenciatura em Portugal, na Universidade do Minho, além da oferta das propinas e alojamento pela instituição de ensino superior portuguesa.

“Todos os custos serão assegurados”, garantiu Tiago Bastos.

O prémio é promovido pela associação ‘Karingana Wa Karingana’ e pela Universidade do Minho, com o apoio do Ministério da Educação de Moçambique e da Fundação Carlos Lloyd Braga – Universidade do Minho.

No lançamento da 3.ª edição do prémio, estará presente o ministro da Educação de Moçambique, Augusto Jone Luís, e o presidente da Fundação Carlos Lloyd Braga, Carlos Couto.

Tiago Bastos sublinhou a dificuldade em arranjar patrocinadores para este tipo de iniciativas e apelou aos empresários portugueses para que se empenhem neste tipo de ação, que tem um forte cunho social.

A entrega do prémio será realizada entre junho e julho, numa data ainda a ser definida.

CSR // JMR – Lusa/fim

Foto: Edna Mavila (C), 18 anos, estudante da Escola Secundária de Nampula, discursa após receber o prémio literário Karingana Wa Karingana-2013, para estudantes do 12.º ano concluído em Moçambique. Maputo, 13 de setembro de 2013. ANTONIO SILVA / LUSA

Também poderá gostar

Sem comentários