Prémio literário que oferece bolsas de estudo.

“O objetivo deste prémio é promover e divulgar a língua portuguesa em Moçambique, onde consideramos que é preciso ser feito um esforço neste sentido”, disse à Lusa o presidente da direção da organização não-governamental para o desenvolvimento (ONGD) ‘Karingana Wa Karingana’, Tiago Bastos.

Segundo o presidente da direção da associação portuguesa, a ONGD pensou neste prémio para que “criasse oportunidades, num país cheio de contrastes, junto dos jovens moçambicanos”.

O prazo para entrega de candidaturas decorre até 30 de abril e poderão concorrer todos os alunos moçambicanos que tenham concluído o 12º ano em 2012 ou em 2013.

O prémio, segundo Tiago Bastos quer incentivar ainda a escrita criativa em língua portuguesa em Moçambique e destina-se a galardoar uma obra inédita sob a forma de conto, de novela ou de um conjunto de contos.

O trabalho a ser entregue terá de ser feito a partir de um texto do escritor moçambicano Mia Couto, determinado pela organização do prémio.

O prémio a atribuir será uma bolsa de estudos concedida pela Fundação Calouste Gulbenkian, para a realização de estudos de licenciatura em Portugal, na Universidade do Minho, além da oferta das propinas e alojamento pela instituição de ensino superior portuguesa.

“Todos os custos serão assegurados”, garantiu Tiago Bastos.

O prémio é promovido pela associação ‘Karingana Wa Karingana’ e pela Universidade do Minho, com o apoio do Ministério da Educação de Moçambique e da Fundação Carlos Lloyd Braga – Universidade do Minho.

No lançamento da 3.ª edição do prémio, estará presente o ministro da Educação de Moçambique, Augusto Jone Luís, e o presidente da Fundação Carlos Lloyd Braga, Carlos Couto.

Tiago Bastos sublinhou a dificuldade em arranjar patrocinadores para este tipo de iniciativas e apelou aos empresários portugueses para que se empenhem neste tipo de ação, que tem um forte cunho social.

A entrega do prémio será realizada entre junho e julho, numa data ainda a ser definida.

CSR // JMR – Lusa/fim

Foto: Edna Mavila (C), 18 anos, estudante da Escola Secundária de Nampula, discursa após receber o prémio literário Karingana Wa Karingana-2013, para estudantes do 12.º ano concluído em Moçambique. Maputo, 13 de setembro de 2013. ANTONIO SILVA / LUSA

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top