No dia 28 de fevereiro de 2011, a coordenadora da realização do Vocabulário Ortográfico do Português (VOP), Margarita Correia, apresenta a comunicação “Como usar a nova ortografia?” no Colóquio Regional sobre a Aplicação do Acordo Ortográfico, organizado pela Secretaria Regional de Educação e Cultura, no Madeira Tecnopolo – sala Ursa Maior, com início pelas 14h30. Antes, pelas 14h15, no hall que antecede a sala Ursa Maior, realiza-se uma conferência de imprensa, para a qual convidamos a comunicação social. A Presidência do Conselho de Ministros adotou o VOP, produzido pelo ILTEC – Instituto de Linguística Teórica e Computacional, como referência oficial.

Após a abertura da sessão pelo secretário regional de Educação e Cultura, Francisco Fernandes e pelo diretor regional de Educação, Rui Anacleto Alves, a oradora convidada aborda a temática do Acordo Ortográfico (AO) de 1990 – nomeadamente os aspetos linguísticos, históricos e políticos – e exporá as principais mudanças trazidas pelo AO, como sejam regras gerais, acentuação, hifenização e consoantes mudas.

Antes de um período alargado de esclarecimentos, Vanda Gouveia e Fátima Matos expõe a inclusão do AO no plano de formação de professores na R.A.M. (2010-2011) e apresentam o modelo de formação de professores a nível interno da Escola Secundária Jaime Moniz, como exemplo replicável noutros estabelecimentos de ensino.

 

O evento tem o seguinte programa:

14H15 – Conferência de imprensa

14h30 – Abertura da sessão

Secretário Regional de Educação e Cultura, Francisco Fernandes

Diretor Regional de Educação, Rui Anacleto Alves

Oradora convidada, Margarita Correia

14h45 – “Como usar a nova ortografia?”

Margarita Correia

16h30 – Exemplo de formação numa escola da R.A.M.

Vanda Gouveia e Fátima Matos

16h45 – Esclarecimentos sobre o uso da nova ortografia

Margarita Correia e Vanda Gouveia

17h15 – Encerramento da sessão

 

Margarita Correia nasceu em Valência, Venezuela, em 1960 e reside em Portugal desde 1971. É doutora em Linguística Portuguesa pela Universidade de Lisboa desde 2000, tendo-se especializado nos estudos do léxico. Atualmente é professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora integrada no Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), onde coordena o grupo de Léxico e Modelização Computacional. Coordenou a realização do Vocabulário Ortográfico do Português (VOP) e, com José Pedro Ferreira, o Lince – Conversor para a nova ortografia. Garante, ainda, a coordenação científica do Portal da Língua Portuguesa.

 

Sobre o evento, estão disponíveis informações atualizadas em www.madeira-edu.pt/acordo.

 

Nota: Texto escrito em conformidade com o novo Acordo ortográfico.


Partilhar