9 March 2021
A agência de notícias Lusa e o Observatório da Língua Portuguesa (OLP) assinaram hoje um protocolo de cooperação, com o objetivo de promover a língua portuguesa no mundo.

LUSA e OLP assinam Protocolo de Cooperação

O protocolo, assinado pelos presidentes do conselho de administração da Lusa, Afonso Camões, e do OLP, Eugénio Anacoreta Correia, pretende estabelecer formas de colaboração entre as duas entidades “com vista à participação conjunta em ações de cooperação no âmbito da promoção da língua portuguesa, à produção e divulgação de recursos e conteúdos para disponibilização nos respetivos sítios na Internet”.

A Lusa facilita ao OLP notícias relativas à língua portuguesa, de modo a que este, no seu sítio, disponibilize um conjunto de informação especializada, de fácil acesso, bem como o acesso ao seu banco de imagens para a promoção da língua.

Este protocolo prevê também reportagens sobre falantes de português no mundo.

No âmbito da língua portuguesa, o protocolo prevê a criação de bases de dados de caracterização da situação nos diferentes países onde a Lusa tenha delegações, correspondentes ou colaboradores, com o OLP a realizar inquéritos que serão aplicados àquelas zonas geográficas.

Além disso, o OLP irá informar a Lusa sobre eventos de interesse.

Durante a assinatura, Anacoreta Correia destacou que este protocolo “é muito importante” para o Observatório, já que “ninguém como a Lusa espelha o mundo em português”.

O presidente do OLP sublinhou que a língua portuguesa está “em grande crescimento no mundo”, apontando que até final do século haverá mais 100 milhões de falantes de português no mundo, num total de 350 milhões.

Destacou ainda o peso cultural que a língua está a ter no mundo, numa alusão ao facto do campeonato mundial de futebol e dos jogos olímpicos realizarem-se no Brasil, e a sua importância em termos de relações económicas e financeiras.

Afonso Camões salientou a importância deste protocolo, sublinhando que “a língua portuguesa é um dos alicerces da Lusa”.

Anacoreta Correia adiantou que a 31 de janeiro do próximo ano, o Observatório, em conjunto com os seus parceiros, vai organizar uma conferência sobre A Sociedade Civil no plano de ação de Brasília, onde a língua portuguesa vai estar em destaque.

ALU // MBA

Lusa/Fim

 

 

 

O presidente do conselho de administração da agência de notícias Lusa, Afonso Camões (D) e o embaixador Eugénio Anacoreta Correia do Observatório da Língua Portuguesa (OLP) durante a assinatura de um protocolo de cooperação, com o objetivo de promover a língua portuguesa no mundo, 14 de novembro de 2012, em Lisboa. INÁCIO ROSA/LUSA

Também poderá gostar

Sem comentários