O FESTin 2012 (Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa) presta também homenagem ao ator brasileiro Jardel Filho e ao cineasta argentino-brasileiro Hector Babenco, através da transmissão de algumas das suas películas. Entre elas, destaque para o filme Pixote – A Lei do Mais Fraco, em que Jardel Filho integra o elenco e o cineasta foi o realizador.

Apesar de a produção cinematográfica Brasileira ser o tema central do festival, pode-se ainda assistir ao FESTin Musical e à Mostra Inclusão Social pelo Cinema. O FESTin Musical contempla a transmissão de seis filmes, dois angolanos, três brasileiros e um documentário português sobre José Afonso, denominado Legados de José Afonso, de 2010. Já a Mostra Inclusão Social pelo Cinema conta com um total de 12 curtas-metragens que se centram em temas do foro social, uma delas denominada Lá e Cá, realizada pela Turma do Bem.

O Festival conta ainda com as secções de competição que reúnem 20 curtas e 13 longas-metragens. Segundo o site oficial do evento, o FESTin pretende “fomentar a interculturalidade, a inclusão social e o intercâmbio cultural nos países de língua portuguesa.” Ler o artigo completo (Tecnologia)

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar