Língua portuguesa – Capacitação prepara para Olimpíada

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da leitura e da escrita nas escolas municipais e estaduais, desde 2008 acontece a “Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro”. A terceira edição do projeto, que se realiza a cada dois anos em Jaraguá do Sul, está capacitando de cerca de 60 professores de Língua Portuguesa, no Centro Universitário Católica de Santa Catarina.

A iniciativa é uma realização do Ministério da Educação (MEC)  e da Fundação Itaú Social. O tema do concurso deste ano é “O Lugar Onde Vivo”. Participam do projeto alunos do 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Segundo a articuladora de Língua Inglesa, Angelita de Cássia Burdzaki Raünz, alunos de 5º e 6º ano trabalham poemas, 7º e 8º ano memórias. Já as crônicas são estudadas pelos alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. O 2º e 3º anos trabalham artigo de opinião.

Os textos são produzidos pelos alunos com a coordenação de um professor. Na própria escola os trabalhos passam por uma comissão julgadora. Os selecionados passam para a etapa municipal, depois para a estadual. Por ?m, os ganhadores no Estado são levados para o encontro nacional no mês de dezembro, em Brasília. Ler o artigo completo (O Correio do Povo)

 

Artigo relacionado: Terceira edição da Olimpíada de Português

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top