1 March 2021
Viana do Castelo, 7 de dezembro de 2013. ARMÉNIO BELO / LUSA

Língua portuguesa cresce 114% no ensino secundário da Galiza

O avanço dos estudos em língua portuguesa no ensino secundário galego só se pode qualificar de «espetacular». Num único ano académico, o número total de estudantes a receberem aulas desta disciplina aumentou 114%, isto é, foi mais que duplicado. Concretamente, o aumento das inscrições passou de 861 no curso 2014-2015 para 1841 no atual 2015-2016.

Por sua parte, o número de estabelecimentos de secundário que oferta esta disciplina incrementou 70%: atualmente mais de 50 institutos de toda a Galiza lecionam português como língua estrangeira.

Eixo estratégico da nossa cultura

O encarregado de divulgar estes dados foi Valentín García, responsável da Política Linguística da Junta. A notícia, aliás, foi das mais destacadas do recente simpósio SIPLE, que decorreu há só uns dias em Santiago de Compostela. Precisamente, o porta-voz do Governo galego no evento destacou o interesse na Lei Paz-Andrade (surgida a partir da iniciativa legislativa popular desse nome) para promover o português no ensino, o qual qualificou de «eixo estratégico da nossa cultura» Saiba mais

Também poderá gostar

Sem comentários