Língua portuguesa continua a valorizar-se

De acordo com o embaixador Eugénio Anacoreta Correia, presidente do Conselho de Administração do Observatório de Língua Portuguesa, o valor da língua portuguesa é já muito grande e continua a crescer, não só em termos culturais como também económicos.

Em declarações, Anacoreta Correia realçou que “a zona da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) está em expansão demográfica, ao contrário de muitas outras zonas do mundo, e está em expansão cultural e económica, portanto o valor da língua está a acentuar-se no mundo”.

Segundo o embaixador, há vários indicadores que colocam o português em posições cimeiras.

Actualmentem destacou, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a sexta mais usada na Internet e a quarta na rede social “Twitter”.

Ainda assim, Eugénio Anacoreta Correia vê espaço para uma maior afirmação da língua de Camões no mundo, e enumera três vectores fundamentais: “Concertação diplomática muito estreita para que o português seja adoptado como língua oficial de documentação e de trabalho nos organismos internacionais, a intensificação do ensino do português e o reforco da solidariedade interna na CPLP para diminuir as assimetrias que existem nos graus de desenvolvimento humano em todos os países.”Também o outro orador da palestra “Afirmação e Valor da Língua Portuguesa”, José Paulo Esperança, sublinhou a importância dos negócios para a afirmação do português no globo.

Um estudo sobre o valor da língua portuguesa, em que participou José Paulo Esperança, indica que as pessoas procuram, cada vez mais, aprender português a pensar no futuro profissional. Ler o artigo completo.

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top